ATP Tour

Ranking ATP: Thiem cola em Roger Federer após título em Barcelona; Wild bate melhor marca

Austríaco tinha apenas 90 pontos a defender no ATP 500 em que desbancou Rafael Nadal


Foto: Divulgação/Barcelona Open 

Nesta segunda-feira foi atualizado o Ranking da ATP, que contou com as principais repercussões dos resultados nos ATP de Barcelona e Budapeste. Campeão no torneio espanhol, o austríaco Dominic Thiem solidificou sua posição no top 5 e agora ameaça a 4ª colocação do suíço Roger Federer. Agora, somente 505 pontos separam os dois. Federer, entretanto, pode se tornar o 3º colocado na próxima semana caso o alemão Alexander Zverev não faça ao menos semifinal no ATP 250 de Munique, onde é o atual bicampeão.

No top 10, a principal mudança foi a queda de dois números do grego Stefanos Tsitsipas, agora décimo colocado. Por conta disso, Juan Martin del Potro e John Isner subiram um posto cada.

A semana foi positiva também para o italiano Matteo Berrettini, campeão na Hungria. De uma vez só, ele pulou 18 colocações e alcançou a melhor marca da carreira com o posto de 37º do mundo. Vice-campeão, o sérvio Filip Krajinovic avançou 28 lugares para aparecer como 77º. Semifinalista no mesmo torneio, o sérvio Laslo Djere pulou quatro colocações e é, pela primeira vez na carreira, o 29º do mundo.

Leia mais:
ATP 250 de Munique: Confira a chave completa em 2019
Ranking WTA: campeã em Stuttgart, Kvitova cola em Osaka na busca pelo número 1

Além de Thiem, outros tenistas aproveitaram o sucesso em Barcelona para ganhar espaço na lista. Depois de parar nas oitavas de final, o canadense Felix Auger-Aliassime ganhou uma colocação para bater o posto de 30º melhor tenista do mundo aos 18 anos. Algoz de Alexander Zverev e Grigor Dimitrov, Nicolas Jarry foi quadrifinalista e com isso saltou da 81ª para a 70ª posição.

Entre os brasileiros, apenas Thiago Monteiro (111º), Thiago Wild (362ª) e Pedro Sakamoto (382ª) puderam subir dentro do grupo de tenistas presentes no top 400. Eles subiram, respectivamente, 1, 10 e 3 colocações. O paraense, inclusive, alcaçou o melhor posto da carreira e é o quinto melhor tenista do país no ranking. Os paulistas Rogério Dutra Silva (175) e Thomaz Bellucci (271º) caíram 12 e 5 postos, enquanto o gaúcho Guilherme Clezar desceu 7 para ser o 263º e o mineiro João Menezes perdeu nove e é o 370º.

+ Confira o Ranking da ATP atualizado.

Da redação

Publicado em 29 de Abril de 2019 às 17:46


Notícias Ranking ATP Ranking de Entradas Ranking Masculino Dominic Thiem Roger Federer Alexander Zverev