Thomaz Bellucci
Nome CompletoThomaz Cocchiarali Bellucci
Também conhecido comoBellucci
Local NascimentoTietê, Brasil
Site Oficial Thomaz Bellucci
Facebook Oficial Thomaz Bellucci
Wikipedia Thomaz Bellucci

Bellucci é um dos maiores tenistas brasileiros da história e chegou #21 do mundo em simples

Thomaz Bellucci se tornou profissional em 2005, um ano depois do último título de Gustavo Kuerten. E, desde então, passou a maior parte da carreira como tenista número 1 do Brasil, assumindo o lugar de destaque do esporte no país. É o grande nome da modalidade após a chamada “Era Guga”.

Leia mais:
Confira a biografia dos principais tenistas do mundo

Início

O atleta paulista nasceu em 1987, e logo cedo seu talento ficou evidente. As primeiras batidas na bola aconteceram quando Bellucci ainda tinha apenas sete anos, graças a influência de seus país. A precisão nas rebatidas, no entanto, logo chamou a atenção. Sua carreira começou a se concretizar de fato na disputa de torneios ATP ainda em 2004. Seu início, no entanto, não foi simples. O brasileiro teve que operar o joelho naquele ano e, após a profissionalização em 2005, voltou às mesas médicas em 2006, novamente com problemas no joelho. O próprio Bellucci admite: sua trajetória começou de fato em 2007, quando conseguiu ter sequência longe das contusões.

Títulos

Bellucci foi considerado uma das revelações do tênis após conquistar uma série de Challengers em 2008. Após dois vices em 2007, o tenista conquistou quatro taças no ano seguinte. O atleta se consolidou, então, como o segundo melhor tenista do Brasil, atrás apenas de Flávio Saretta. Em 2008, aconteceu também a sua estreia em um torneio ATP, como convidado no Brasil Open.

Ápice

O primeiro título ATP veio em Gstaad, em 2009. No ano seguinte, foi a vez de triunfar em Santiago, no Chile. Não por acaso, Bellucci chegou à 21ª posição do ranking da ATP, o segundo melhor resultado da história do tênis brasileiro, atrás apenas de Gustavo Kuerten. No mesmo ano, o atleta chegou às oitavas de final de Roland Garros e, em 2011, à semifinal do Master 1000 de Madri.

Outro momento de glória para Bellucci aconteceu na Copa Davis de 2014, quando o tenista venceu o espanhol Roberto Bautista Agut, então número 15 do mundo, e recolocou o Brasil na elite do torneio. Com a vitória, o brasileiro foi ovacionado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

Pessoal

Se nas quadras Bellucci é considerado o sucessor de Guga, fora delas o perfil do atleta está bem longe da personalidade extrovertida do compatriota. Reservado, o brasileiro faz mais o papel família. Ainda assim, o estilo mais discreto não chegou a ser problema fora das quadras. Em parceria com agências como a Koch Tavares e a IMX, o tenista se acostumou com grandes patrocínios, caso, por exemplo, da Adidas e da Embratel.

Críticas

Thomaz Bellucci não vive só de elogios, como não poderia ser diferente a um atleta profissional. A principal questão que envolve o tenista é sua dificuldade em momentos decisivos, com um histórico de viradas contra rivais mais bem-sucedido no ranking da ATP.

Não ajudou o tenista, também, a responsabilidade de substituir Gustavo Kuerten no imaginário da torcida brasileira. Especialmente durante seu ápice, quando atingiu a 21ª posição do ranking, ainda jovem, mas não conseguiu sustentar a boa colocação. Em 2013, ele encerrou a temporada na 125ª posição.