Humilde

"Rafa está em um segundo ou terceiro plano de tenistas na história", afirma Toni Nadal

Tio e técnico do número um do mundo, Toni Nadal elogia pupilo, mas reconhece que o saque não está à altura de seu ranking


Nadal abraça o tio Toni após vitória em Roland Garros
A temporada de 2009 não poderia ter começado de maneira melhor para Rafael Nadal. Após os títulos do Aberto da Austrália e, neste fim de semana, do Masters 1000 de Indian Wells, o espanhol vai cada vez mais escrevendo seu nome na história do tênis. Porém, sempre exigente, o tio e técnico do número um do mundo, Toni Nadal, aponta pontos que devem ser melhorados em seu jogo.

"Rafa ainda tem alguns defeitos no saque, que não está a altura de seu ranking", assumiu o treinador. Apesar disso, viu um ponto muito positivo durante a final deste domingo contra Andy Murray. "Ele controlou mais o aspecto negativo do vento do que Murray e jogou muito bem nestas condições".

Com o triunfo no torneio norte-americano, Nadal chegou a seu 13º Masters Series (ou Masters 1000, atualmente), apenas um a menos do que Roger Federer e quatro de André Agassi. Apesar dos números surpreendentes, Toni ainda não coloca o pupilo entre os principais nomes da história do tênis.

Para o tio, o sobrinho ainda se encontra em um segundo ou terceiro nível de tenistas em todos os tempos. "No primeiro plano estariam três jogadores: Roger Federer, Bjorn Borg e Rod Laver. No grupo seguinte Pete Sampras, John McEnroe, Jimmy Connors e Ivan Lendl", afirmou o espanhol.

Porém, para o treinador, os próximos anos são fundamentais para saber até onde o atual número um do mundo pode chegar. "Veremos quando acabar sua carreira o que ele terá conseguido. De momento, já estamos muito felizes e satisfeitos com o que já fez".

Com o importante ´status´ de ser o treinador do melhor jogador do mundo, Toni manteve a humildade ao falar sobre o assunto. "Sinto o mesmo de quando Rafa era o número dois. Mais importante do que o ranking é saber que ele tem capacidade para jogar os grandes torneios e poder vencê-los", completou.

Mais notícias sobre o torneio de Indian Wells...

+ Christine Taylor é mais uma estrela a prestigiar torneio em Indian Wells

+ Após volta da paz, Nalbandian e Del Potro pegam Roddick e Fish em Indian Wells

+ Filha de MaliVai Washington é presa por vandalismo em Indian Wells

+ Djokovic joga futebol com duplistas brasileiros em Indian Wells

+ Ivanovic elogia torneio de Indian Wells e conta experiências no país norte-americano
+ Irreverente, Spadea se diverte ao lado de jovens boleros em Indian Wells
+ Kirilenko e Hantuchova ganham a preferência do público em Indian Wells

+ Moya está fora dos torneios de Indian Wells e Miami
+ Nalbandian e Del Potro jogarão juntos a chave de duplas em Indian Wells
+ Federer critica Emirados Árabes por episódio com Shahar Peer

José Eduardo Aguiar

Publicado em 23 de Março de 2009 às 11:17


Notícias