Na torcida

Qual a situação dos representantes brasileiros no Banana Bowl?

Na categoria principal, quatro tenistas avançaram à segunda rodada. Brasileiras acabaram desclassificadas


Gabriel Bugiga é o atual 637º do ranking Juniors da ITF

O paulista Gabriel Bugiga e o paranaense Thiago Wild estrearam com vitória na categoria 18 anos masculino do 46º Banana Bowl - Troféu Alcides Procopio. Convidados pela organização, ambos se juntaram a Gabriel Décamps e Lucas Koelle entre os brasileiros classificados para a segunda rodada do torneio ITF, realizado em São José dos Campos.

Logo na abertura da rodada dessa terça-feira, Bugiga derrotou o qualifier mexicano Luis Eduardo Friebel por 2 sets a 1 com parciais de 4/6, 6/2 e 6/3. "Foi um jogo duro, eu tinha perdido dele no Chile há três semanas. Entrei bem na partida, mas fui quebrado logo no início. Consegui me soltar a partir do segundo set joguei bem", analisou Bugiga. O paulista de 17 anos agora desafia o japonês Toru Horie, terceiro favorito.

Na categoria, Thiago Wild é o número sete do Brasil

Também de virada, Wild venceu o americano Brian Cernoch também em parciais de 4/6, 7/6 (7-5) e 6/3. "Ele começou batendo forte em todas as bolas, com uma intensidade alta e abriu 3-0 no tie break, mas consegui buscar. No terceiro set, ele cansou. As condições da quadra estavam pesadas, ele joga reto e a bola não andava muito", comentou o paranaense, que completa 16 anos nesta quinta-feira. Seu próximo adversário será o cabeça de chave número nove, o alemão Nicola Kuhn.

Sem a mesma sorte, o brasiliense Rafael Wagner caiu diante do alemão Marvin Moeller por 6/4, 3/6 e 6/0; enquanto o paulista André Russo também acabou eliminado pelo chileno Matias Soto. A rodada ainda definiu quem os paulistas Décamps e Koelle terão pela frente. Sétimo favorito, Gabriel joga contra Patrick Kypson; e Lucas, contra Robert Loeb. Dois confrontos entre brasileiros e norte-americanos.

Feminino
As três representantes nacionais na segunda rodada de simples do feminino se despediram do torneio. A paranaense Vitoria Okuyama até fez um jogo equilibrado contra a romena Selma Cadar, mas foi derrotada por parciais de 7/6 (7-4), 4/6 e 6/2. Sua conterrânea, Nathalia Gasparin foi superada pela sétima favorita argentina Melany Krywoj por 6/3 e 6/2.

Já a paulista Rafaela Santos sofreu um duplo 6/2 da peruana Dominique Schaefer, nona pré-classificada. No torneio, que é o mais tradicional do país, o Brasil está há 25 anos sem títulos nesta chave. O último foi em 1991 com Roberta Burzagli.

Categoria 16 anos
Principal favorito na categoria 16 anos, o pernambucano João Lucas Reis estreou com vitória nesta terça-feira na segunda rodada do 46º Banana Bowl. Ele venceu o venezuelano Jesus Miguel Darias em sets seguidos por 6/1 e 6/0 para se garantir nas oitavas de final.

Categoria 14 anos
Cabeça de chave número um, a brasileira Maria Fernanda Menezes também começou a competição com o pé direito. Contra outra brasileira, a tenista de apenas 13 anos derrotou Isabela Mercante por 6/1 e 6/2. Na chave masculina, Richard Gama surpreendeu o paraguaio Lucas Britez, enquanto Pedro Boscardin levou a melhor contra João Duleba – ambos por parciais de 7/5 e 6/2.

Da redação

Publicado em 9 de Março de 2016 às 14:19


Notícias 46º Banana Bowl Gabriel Decamps Lucas Koelle Thiago Wild Gabriel Bugiga