Beach tennis

Problemas de linguagem

Entenda os termos usados atualmente no circuito mundial de beach tennis e esclareça dúvidas regulamentares importantes


Como consequência natural do crescimento do beach tennis e sua profissionalização, o circuito mundial da modalidade, que é regido pela ITF (Federação Internacional de Tênis), tem ficado cada vez mais com características do circuito mundial de tênis. Sabemos que uma parcela dos atletas que faz parte do circuito das areias teve alguma vivência, enquanto tenista, com as regras e termos que regulamentam os torneios de tênis e que agora fazem parte do universo do beach tennis.

Porém, grande parte dos beach tenistas que joga a categoria profissional nunca teve qualquer contato com essas particularidades e estão encontrando dificuldades no entendimento de algumas regras importantes. Para auxiliar e esclarecer, montamos um resumo de regras, termos e significados relacionados à inscrição, cancelamento e composições de chaves.

Vale lembrar que os termos utilizados pela ITF são em inglês. Beach tenistas estão investindo cada vez mais em sua preparação e muitos já contam com uma equipe multidisciplinar de profissionais ao seu redor. Num cenário tão promissor, é essencial que o atleta profissional tenha conhecimento das regras e esteja por dentro dos termos.

Portanto, para quem não tiver ainda familiarizado com esse conteúdo, invista um tempinho e estude o regulamento da modalidade. Por mais que possa parecer confuso num primeiro momento, será questão de tempo se acostumar com esse novo vocabulário.

Fact sheet

Documento exigido pela ITF e disponibilizado em seu site, que contém todas as informações importantes do torneio. De responsabilidade do diretor do evento, tais informações devem ser enviadas à ITF com, pelo menos, 56 dias de antecedência ao início dos jogos. Acessando essas informações, os jogadores saberão endereços do evento (local dos jogos e hotéis indicados), horários de sign in, número de duplas que fará parte das chaves, contato do árbitro e prazos de inscrição ou cancelamento. Ou seja, é essencial que o atleta veja esse documento quando tiver a intenção de ir a um torneio.

Entry ou Inscrição

Para se inscrever, o atleta/dupla deverá seguir as instruções divulgadas pelo evento no site da ITF ou no cartaz de divulgação. O prazo de encerramento das inscrições termina 18 dias antes da segunda-feira da semana do início do torneio, às14:00h GMT, definido como “Entry Deadline”.

Withdrawal ou Cancelamento

Caso um atleta/dupla decida cancelar sua inscrição, o comunicado deve ser feito à organização do evento em até 13 dias antes da segunda-feira da semana do início do torneio, às 14:00h GMT, definido como “Withdrawal Deadline”.

Entry list

Lista com os nomes dos jogadores/duplas inscritos em um determinado torneio. Essa lista não define ordem de classificação, apenas informa quem se inscreveu para o torneio e é disponibilizada durante o período de inscrição ou logo após o término das inscrições.

Acceptance list

Lista com mesmos nomes de jogadores/duplas inscritos, porém relacionados com a ordem crescente da combinação de ranking das duplas. A partir desta lista e da informação contida no fact sheet, cada dupla saberá se faz parte da chave principal (Main Draw) ou se jogará o torneio qualificatório (Qualifying). Dessa maneira, saberá exatamente o dia que deverá estar no local de jogos.

Sign in

Todas as duplas inscritas, seja na chave principal ou qualificatória, deverão assinar e confirmar sua presença com o árbitro geral, dentro do horário indicado no fact sheet. O sign in pode ser feito por apenas um dos jogadores da dupla, pessoalmente ou por telefone, e é condição para participar do torneio.

System of merit ou Sistema de mérito

Todas as duplas que fizerem inscrição dentro do prazo válido aparecerão na Entry List. Para a elaboração da Acceptance List, será aplicado o seguinte sistema de mérito, sempre levando em consideração o ranking mundial da ITF:

(1) Duplas formadas por dois jogadores com ranking

(2) Duplas formadas por um jogador com ranking e outro sem ranking

(3) Duplas formadas por dois jogadores sem ranking

Formação de chaves

Qualifying: Chaves formadas por nove duplas ou mais terão a disputa de forma eliminatória. Caso o número de duplas inscritas seja oito ou inferior, o diretor do torneio decide entre chave eliminatória ou sistema Round Robin (todos contra todos)

Main draw: chaves formadas por nove duplas ou mais terão a disputa de forma eliminatória. Em casos de chaves principais com apenas oito duplas inscritas ou menos, o sistema de disputa será o Round Robin.

É importante ressaltar que, em torneios com até 16 duplas inscritas, não há qualifying.

Entry definitions ou Definições de duplas participantes

Podem fazer parte das chaves dos torneios as seguintes duplas:

1.Direct acceptances – Duplas melhores classificadas, levando em consideração o sistema de mérito. Ou seja, as duplas que estiverem nas melhores colocações da Acceptance List.

2. Qualifier – Duplas que tiverem sido classificadas através do qualifying.

3. Wild card – A organização de torneio poderá indicar um número limite de convidados (wild card) para a chave principal e qualificatória, de acordo com o regulamento e tamanho das chaves. Duplas convidadas não precisam passar pelo processo de inscrição, apenas devem ter seus nomes informados pela organização do evento antes de as chaves serem sorteadas.

4. Lucky loser – Duplas que forem eliminadas na última rodada do qualifying poderão tentar sua inclusão na chave principal no lugar de duplas que façam o cancelamento fora do prazo (Withdrawal Deadline). A dupla que tiver interesse em se candidatar como “Lucky Loser” deverá assinar com o árbitro uma lista específica até meia hora antes do início dos jogos da chave principal.

5. Alternate – Duplas inscritas cuja classificação baseada no sistema de mérito está abaixo das “direct acceptances” da chave principal ou da chave qualificatória.

6. On-site alternate – Duplas que não se inscreveram e estão presentes no local do evento, por sua conta e risco, para ocupar uma possível vaga no torneio. Neste caso, pelo menos um jogador da dupla deve se inscrever pessoalmente com o árbitro no local dos jogos.

Distribuição das “Entry definitions”

Qualifying

Tamanho da chave 8 16 24 32 48 64 128

Wild Cards                1   2   4    6   7    8   16

Direct Acceptances 7 14 20 26 41 56 112

 

Main draw

Tamanho da chave 16 24 32 48 64 128

Wild Cards                  2    2   4    6   8   16

Qualifiers                    2    2   4    6   8   16

Direct Acceptance  12  20 24  36 48  96 

Seeds ou Cabeças de chave

As melhores duplas, de acordo com o sistema de mérito, serão consideradas cabeças de chave e serão colocadas nas chaves em posições pré-definidas pelo regulamento da ITF, que impossibilitam seu confronto nas rodadas iniciais. O número de cabeças de chave varia de acordo com o tamanho da chave:

 

Número de duplas na chave

128

32

64

16

48

16

Número de cabeças de chave

32

8

24

8

16

Bye

Termo usado para preencher espaços vazios na chave quando o número de duplas inscritas não preencher toda a rodada inicial. Portanto, duplas que têm como “adversário” o termo “bye” na primeira rodada estão automaticamente classificadas para a segunda rodada.

Para mais informações, acesse o site www.itftennis.com/beachtennis

Por Marcela Evangelista

Publicado em 5 de Abril de 2017 às 14:38


Notícias ITF (Federação Internacional de Tênis)