Fisioterapia

Prepare sua base e ganhe potência

Posicionamento e equilíbrio dos membros inferiores são fundamentais no tênis. Saiba como ajustar seus pés e pernas para o saque e o forehand e melhore estes golpes


Foto: Ron C.Angle/TPL

Sabemos que a técnica é um dos mais importantes aspectos para o desenvolvimento de um tenista. A biomecânica é a ciência que estuda os movimentos do corpo humano, incluindo os golpes utilizados no tênis. Estes estudos são fundamentais para entendermos a estrutura mecânica dos golpes. Um dos objetivos práticos da biomecânica é buscar a otimização, que pode ser entendida como a melhor maneira de aumentar a potência dos golpes sem lesionar o executante.
Muitos estudos biomecânicos investigam as várias técnicas utilizadas no tênis a partir de sua estrutura mais básica: os membros inferiores. Na literatura especializada, essa base é conhecida como "foundation" (fundação). Pode ser interpretada como a maneira de posicionar os pés para a execução dos golpes. A seguir, mostraremos algumas variações de posicionamento dos pés para os dois mais importantes golpes do tênis: saque e forehand.

Foto: Ron C.Angle/TPL
Foto: Ron C.Angle/TPL
Manter uma determinada distância entre os pés é muito importante para que o tenista consiga executar um balanço adequado durante o saque

SAQUE
Posicionamento dos pés na fase inicial

Entre algumas variáveis em relação ao posicionamento dos membros inferiores no início da execução do saque está a distância entre os pés. Podemos verificar basicamente dois tipos de posição: pés próximos ou pés afastados.
Manter uma determinada distância entre os pés é muito importante para que o tenista consiga executar um adequado "balanço" durante o saque. Mas o que seria esse "balanço"? Repare que muitos tenistas iniciam o saque com o peso do corpo concentrado no pé da frente (pé esquerdo em tenistas destros). Antes de lançarem a bola (toss), transferem o peso para o pé de trás (pé direito). Neste momento, alguns tenistas chegam a levantar a ponta do pé. Voltam então a transferir o peso do corpo para o pé da frente, completando assim o "balanço".
Quase todos os tenistas profissionais utilizam a técnica com afastamento entre os pés para iniciar o saque. Alguns técnicos experientes aconselham que essa distância deva ser próxima à distância entre os ombros. Estudos demonstram que, com essa técnica, é possível gerar maior potência devido à utilização de três fontes:

#Q#

Foto: Ron C.Angle/TPL

Força de reação do solo - O ciclo de flexão/extensão dos joelhos será facilitado durante o saque se os pés estiverem afastados. Através da terceira lei de Newton (ação e reação), isso aumentará a força de reação do solo (força aplicada para cima), aumentando também a impulsão vertical. Com uma maior impulsão vertical, o sacador terá ainda a chance de golpear em um ponto mais alto, fazendo a bola passar sobre a rede com maior facilidade. Estudos mostram que a amplitude ideal de flexão dos joelhos no saque deve ser próxima a 110°;

Foto: Ron C.Angle/TPL




Momento linear
- Haverá maior estabilidade para a realização do "balanço". Isso aumentará o momento linear (força aplicada para a frente), permitindo ao tenista projetar o corpo mais à frente, aumentando assim a potência do saque;





Foto: Ron C.Angle/TPL




Momento angular
- Com uma base ampla, o tenista terá uma maior estabilidade para utilizar a rotação do quadril, importante movimento para gerar momento angular (força aplicada para o lado). Essa rotação será realizada sobre o eixo ombro/ joelho/pé da frente.
Portanto, verificamos que com os pés afastados, o tenista terá maiores chances de gerar potência durante a execução do saque.






#Q#

Fotos: Ron C.Angle/TPL
Evolução Técnica

Mesmo os melhores tenistas profissionais procuram o aperfeiçoamento técnico. Confira nas fotos, a evolução técnica do posicionamento de pés do tenista Rafael Nadal. Repare que, na primeira, os pés estão muito próximos na fase inicial do saque. O "balanço" do saque era prejudicado. Após alguns anos, Nadal aumentou a distância entre os pés para melhorar o momento linear. Repare também que o espanhol aumentou o grau de flexão dos joelhos, para melhorar a impulsão vertical.
Fotos: Ron C.Angle/TPL

FOREHAND
Posicionamento dos pés na fase de apoio (stance)


A técnica perfeita para um forehand tem sido discutida por muitos especialistas nas últimas décadas. Como todos os golpes no tênis, o forehand vem sofrendo mudanças ao longo dos tempos. Um dos fatores responsáveis por estas mudanças é o aumento da velocidade da bola, devido à evolução dos equipamentos e do treinamento físico específico para tenistas, entre outros fatores.
O posicionamento dos pés durante a preparação do forehand é fundamental para gerar potência, por meio do apoio, que aumenta o momento de inércia. Durante a fase de preparação do forehand, estudos biomecânicos têm analisado basicamente duas técnicas de posicionamento dos pés: o forehand square stance e o forehand open stance. Traduzindo, temos: direita quadrada (ou tradicional) e direita aberta (ou moderna), respectivamente. Outros dois posicionamentos para golpear o forehand ainda são descritos na literatura: forehand closed stance e forehand semi-open stance.

Durante a fase de apoio do forehand square stance, o tenista posiciona os pés lateralmente à rede, paralelos à linha de base. É uma técnica mais clássica e que exige um maior tempo de preparação, pois o pé esquerdo (no caso dos destros) é conduzido à frente do pé direito. É caracterizada pela transferência da concentração do peso do corpo desde o pé de trás até o pé da frente.
Algumas vantagens dessa técnica de posicionamento dos pés:
Maior geração de força no eixo ântero-posterior (para frente), portanto maior produção de momento linear;
Maior equilíbrio durante a execução do golpe, devido à base mais larga no sentido da geração da força.

De outra forma, durante a fase de apoio do forehand open stance, o tenista posiciona os pés de frente para a rede, perpendicularmente à linha de base. A utilização do forehand open stance é recomendada para quando o tenista não tem tempo suficiente para posicionar o pé esquerdo à frente do pé direito (para os tenistas destros). Essa técnica se tornou uma das grandes mudanças do tênis nos últimos anos.

#Q#

Durante algum tempo, esse tipo de forehand foi considerado por especialistas como um golpe de técnica pobre, mas atualmente é bastante utilizado. A técnica apresenta basicamente as seguintes vantagens:

Maior facilidade para reagir às bolas rápidas (principalmente em devoluções de saque);
Maior facilidade para golpear bolas na corrida;
Melhor utilização da rotação do quadril para gerar potência;
Recuperação mais rápida para a próxima bola durante um troca de bolas.

Adaptação

Muitos tenistas profissionais utilizam ambas as técnicas de forehand durante os jogos. Também utilizam bastante o forehand semi-open stance, meio termo entre as duas técnicas apresentadas. Em bolas mais rápidas ou mais distantes, optam pelo forehand open stance, que exige um menor tempo de preparação. Em bolas mais lentas e próximas, utilizam o forehand square stance, em que terão a oportunidade de utilizar o peso do corpo de forma mais eficiente.
Ricardo Takahashi E Ludgero Braga Neto

Publicado em 14 de Julho de 2010 às 07:19


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista

Espanha Campeã - Nadal em Wimbledon

Revista TÊNIS 82 · Agosto/2010 · Espanha Campeã - Nadal em Wimbledon