Por onde a bolinha quica

MVP / Final histórica / Italianos / Vice desta vez / Fim precoce / Gabi / 14 anos


MVP

Em julho, Marcelo Melo participou da tradicional competição World Team Tennis pelo time Philadelphia Freedoms, que ficou com o vice-campeonato da Conferência Leste. Apesar de não ter chegado à final, o brasileiro foi eleito o MVP (jogador mais valioso) da competição, que contou com grandes nomes do tênis, como Victoria Azarenka, John Isner, Andy Roddick, Martina Hingis, Venus Williams etc. “Estou muito feliz de ter ganhado este prêmio. Tive semanas especiais aqui nos Estados Unidos, viajando para diversas cidades e disputando jogos importantes. O clima em quadra foi muito legal”, disse Melo.

 

Italianos

No Campeonato Mundial de Beach Tennis, em Cervia, na Itália, as duplas brasileiras não conseguiram ir muito longe, apenas nas duplas mistas as parcerias de Joana Cortez com Vinícius Font e Flávia Muniz com Diogo Carneiro alcançaram as quartas de final. No final, todas as categorias foram vencidas por tenistas da Itália, que costumeiramente dominam a modalidade. Entre os homens, Alessandro Calbucci e Marco Garavini defenderam o título do ano anterior. Entre as mulheres, vitória de Federica Bacchetta e Sofia Cimatti. Nas mistas, melhor para Camilla Ponti e Marco Faccini.

 

Final histórica

As quadras do Canadá parecem trazer sorte para os duplistas brasileiros. Depois do título em 2013 no Masters 1000 de Montreal, Bruno Soares e seu parceiro Alexander Peya repetiram a dose, desta vez em Toronto. E para ser ainda melhor para o tênis nacional, a final foi contra a dupla de Marcelo Melo e Ivan Dodig, a primeira vez que dois brasileiros se enfrentaram na final de um Masters 1000. No fim, Soares e Peya venceram por 6/4 e 6/3 e já estão entre as três melhores duplas de 2014. Semanas antes, eles haviam sido vice-campeões do ATP de Hamburgo.

 

Vice desta vez

Depois de ter destronado a Itália no ano passado no Campeonato Mundial de Beach Tennis entre nações, desta vez o time brasileiro chegou perto, mas não conseguiu repetir a façanha de 2013. A equipe formada por Samantha Barijan, Joana Cortez, Lorena Melo, Marcus Ferreira, Vinicius Font e Thales Santos foi novamente à final do torneio realizado em Moscou, mas acabou superada pelos italianos. Na disputa da decisão, a dupla de Joana Cortez e Lorena Melo perdeu para Federica Bacchetta e Sofia Cimatti por 6/1 e 6/2. Em seguida, Marcus Ferreira e Vinícius Font caíram diante de Alessandro Calbucci e Marco Garavini, por duplo 6/1. “Tínhamos como meta chegar à final, o Mundial cresceu, o número de países aumentou bastante e o nível acompanhou esse crescimento. Tivemos jogos duros, adversários fortíssimos pela frente e nos superamos ao longo do torneio. Estou feliz pelo que fizemos aqui e vamos trabalhar agora para, ano que vem, recuperar o título”, disse Joana Cortez. Em sua campanha, o Brasil passou por Chipre, Espanha e Alemanha antes de enfrentar a Itália na final.

 

Fim precoce

Uma das grandes promessas do tênis no Brasil, Tiago Fernandes, que foi campeão do Australian Open juvenil em 2010, decidiu abandonar o tênis no auge de seus 21 anos. O jovem revelou que há alguns meses já não pegava na raquete e que agora tem outras prioridades. “Tinha prioridades que o tênis profissional não preenchia. Acredito que o que ocorreu em minha carreira contribuiu para o amadurecimento de poder tomar essa decisão mais conscientemente”, disse Fernandes, que está cursando Engenharia Civil. Ele afirmou ainda que não pretende largar o esporte por completo. “O tênis fará parte da minha vida para sempre. Há alguns caminhos a seguir, construí ótimas amizades com ele. Ainda não pensei em uma opção específica, pois estou 100% focado na faculdade, porém procuro deixar as portas abertas em todos lados que passo”, contou.

 

Gabi

O final do mês de julho e começo de setembro foram proveitosos para a tenista gaúcha Gabriela Cé. Ela conquistou seu terceiro título do ano no ITF de Campos do Jordão e, logo em seguida, foi para a Europa e conseguiu o vice-campeonato no ITF de Bad Saulgau, na Alemanha. Com isso, angariou preciosas posições no ranking e se tornou a segunda melhor brasileira na WTA. Ainda em Campos do Jordão, as jovens Nathaly Kurata e Giovanna Tomita sagraram-se campeões de duplas. Outro tenista que se destacou no começo de agosto foi André Ghem. Ele fez excelente campanha no Challenger de Praga, perdendo apenas na final para o argentino Diego Schwartzman. Nos Futures, quem se deu bem foi João Pedro Sorgi, que também levou o vice em Missiones, na Argentina.

 

14 anos   

Com uma campanha espetacular, a equipe brasileira acabou em quarto lugar no Mundial de 14 anos em Prostejov, na República Tcheca. Depois de perder o primeiro confronto de seu grupo contra a Espanha, o time formado por Thiago Wild (foto), João Reis e Igor Gimenez se recuperou com grandes vitórias diante dos Estados Unidos e Nova Zelândia, classificando-se em primeiro lugar. Nas semifinais, porém, os jovens perderam para o time alemão, que se sagraria campeão. Na disputa do terceiro lugar, nova derrota, desta vez contra a Rússia. Assim, o Brasil repete a campanha de 2012, quando tinha na equipe Orlando Luz, Antonioni Fasano e Lucas Koelle.

RESULTADOS

ITF de Campos do Jordão, Brasil – 21 a 27 de julho
Gabriela Cé (BRA) v. Eduarda Piai (BRA) 6/3 e 6/2
ITF de Bad Saulgau, Alemanha) – 28 de julho a 3 de agosto
Maryna Zanevska (UKR) v. Gabriela Cé (BRA) 6/0 e 6/4
Challenger de Praga, República Tcheca – 4 a 10 de agosto
Diego Schwartzman (ARG) v. André Ghem (BRA) 6/4 e 7/5
Future de Missiones, Argentina – 4 a 10 de agosto
Nicolas Kicker (ARG) v. João Pedro Sorgi (BRA) 6/1 e 6/2
Da redação

Publicado em 29 de Agosto de 2014 às 00:00


Quadras Marcelo Melo Philadelphia Freedoms MVP Joana Cortez Vinícius Font Flávia Muniz Diogo Carneiro Alexander Peya Samantha Barijan

Artigo publicado nesta revista

Tsonga

Revista TÊNIS 131 · Agosto/2014 · Tsonga

Aprenda seu acrobático smash de costas e sua espetacular devolução