Pontos-chave para um bom smash

Definir um ponto com smash matador é uma das sensações mais prazerosas que há no tênis. Porém, perder um smash fácil é desanimador. Portanto, saiba o que fazer quando a bola vem alta


>

Ron C. Angle/TPL

UMA DAS JOGADAS MAIS prazerosas no tênis é finalizar o ponto com um smash. Nessa hora, o tenista se sente poderoso, intimidador e confiante. Por outro lado, perder um ponto ao errar um smash fácil, pode provocar o efeito contrário: um desapontamento muito grande, que, em muitos casos, acaba frustrando o jogador, desequilibrando-o psicologicamente, além de dar muita confiança ao adversário.

O smash é um golpe ofensivo e de finalização, já que antes da execução, houve um trabalho de preparação da jogada. Quando surge a oportunidade de fechar o ponto, é necessário que o tenista se sinta confiante e aproveite a oportunidade criada. Sendo assim, neste artigo vou comentar alguns aspectos técnicos e táticos que são fundamentais para a boa execução do smash e como treiná-lo.

fotos: Ella Ling_RCA Productions
O trabalho das pernas é essencial para um bom smash

VEJAMOS ALGUNS PONTOS DE ORDEM TÉCNICA :
Ponto de contato - deve ser à frente da cabeça e em uma altura que o braço do jogador esteja esticado.
Empunhadura - a empunhadura Continental é a mais adequada, porém, para iniciantes e intermediários, também pode ser utilizado a empunhadura Eastern de forehand.
Preparação da raquete (back swing) - deve ser mais curta que o movimento de saque e mais rápida, especialmente nos lobs em que a bola vem mais veloz (lob mais rasante) ou com topspin.
Trabalho de pernas - um dos segredos de um grande smash é estar bem posicionado para bater a bola no ponto ideal. Daí a importância de um bom trabalho de pernas.

Vejamos como é o trabalho de pernas para os diferentes tipos de bolas altas (lobs):
A) pequenos passos laterais - utilizado para o ajuste em bolas um pouco curtas ou longas e laterais;
B) passos cruzados - utilizado sempre que for necessário para se deslocar para trás em uma bola mais funda;
C) corrida para trás - utilizado em bolas muito fundas em que é necessário conseguir muita velocidade. Corre-se de frente para o fundo da quadra, porém com a cabeça olhando para a bola (como um quarter back do jogo de futebol americano). Importante: um dos erros mais comuns é o deslocamento para trás de costas (como o zagueiro de futebol voltando para a defesa). Este tipo de movimentação gera perda de equilíbrio e de velocidade.
equilíbrio - este é outro segredo. O fator equilíbrio está totalmente relacionado com um bom trabalho de pernas. É importante manter um bom equilíbrio, independentemente da direção ou profundidade do lob.

VEJAMOS ALGUNS ASPECTOS DE ORDEM TÁTICA
: busque o smash com ângulo - sempre que estiver próximo à rede, execute o smash com ângulo. É a melhor forma de definir o ponto.
busque o lado mais fraco do adversário - quando não for possível definir o ponto, bata o smash para o lado mais fraco do adversário.
smash com quique - quando vier uma bola muito alta, uma boa alternativa é deixar a bola quicar. Em dias com muito vento ou à noite, quando a iluminação não for boa, também é uma boa opção.
smash de preparação - em algumas situações, pela dificuldade do lob, não é possível definir o ponto com o smash. Neste caso, prepare a jogada com uma bola bem colocada ou profunda e fique pronto para a seqüência do ponto.

EXERCÍCIOS
Para que possa melhorar o smash, é necessário fazer alguns exercícios específicos. Seguem abaixo algumas sugestões:
professor lança bolas altas para o seu lado direito e esquerdo; curtas e fundas - trabalho de pernas (lateral) de ajuste para buscar o ponto de contato ideal.
professor alterna uma bola alta e uma bola baixa - trabalho de pernas para frente e para trás (cruzado).
professor lança a bola bem funda - trabalho de rapidez de pernas para trás (corrida olhando para frente).
professor lança a bola e jogador define o ponto na cruzada e dentro da zona de saque - definição de smash com ângulo.
professor lança a bola com variações de altura - decisão de smash com quique ou sem quique;
professor lança a bola com diferentes efeitos e velocidades - trabalho de antecipação e preparação da raquete (subir a raquete rápido).

O smash também deve ser treinado em situações de jogo. Para isso é importante que se criem situações de saque-e-voleio, subida à rede com intuito de gerar a jogada com o smash. Outra dica importante para melhorar o seu smash é jogar bastante duplas.

Cesar Kist - Dep. De Capacitação Cbt

Publicado em 2 de Outubro de 2008 às 07:08


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista