Pleno Equilíbrio

Saiba o que é um treinamento sensório-motor e como ele pode ajudar a melhorar seu desempenho em quadra e evitar lesões


 

CADA VEZ TEM-SE OUVIDO falar mais sobre a importância do treinamento sensório-motor no esporte. Mas, antes de definir o que é o treinamento sensóriomotor, faz-se necessário o prévio entendimento de algumas questões importantes.

A prevenção de lesões é baseada na melhora funcional das articulações e dos músculos em conjunto. Isso ocorre como consequência da melhora dos mecanismos de controle neuromuscular. O controle neuromuscular é a ativação inconsciente dos músculos em resposta a uma carga ou movimento, com o objetivo de restaurar ou manter a estabilidade articular normal. Um exemplo de uma boa resposta neuromuscular é quando durante uma entorse de tornozelo, os músculos se contraem impedindo que ocorra uma lesão dos ligamentos.

O controle neuromuscular depende da integração das informações que a articulação manda para o cérebro junto com os sentidos (visão e audição) e os comandos que o cérebro manda para os músculos na tentativa de manter a articulação estável enquanto o corpo se prepara para realizar um movimento com qualidade. A informação sobre o estado das articulações e a capacidade do indivíduo de identificar e perceber seus movimentos articulares no espaço é chamada de propriocepção. Um exemplo disso é saber qual é a posição de nossas pernas sem que seja necessário olhar para elas. Sendo assim, os termos "controle neuromuscular" e "propriocepção" estão envolvidos num conjunto chamado sistema sensório-motor, que atua diretamente na função e estabilização articular. Muitos se equivocam dizendo que o treinamento sensório-motor é a mesma coisa que um treino proprioceptivo. O sensóriomotor depende de um treinamento proprioceptivo associado ao gesto esportivo e às condutas motoras básicas.


Os termos "controle muscular" e "propriocepção" estão envolvidos num conjunto chamado sistema sensório-motor


POR QUE USAR TREINOS SENSÓRIOS-MOTORES?

Nos ligamentos, na pele, nos músculos, nos tendões e em outras estruturas do corpo existem receptores que são responsáveis pela captação e transmissão da informação proprioceptiva. Qualquer déficit na chegada da informação desses receptores e/ou processamento dessa informação pode resultar em desequilíbrios, podendo causar lesões.

Uma sequência de exercícios por meio de movimentos diversificados permite ao cérebro determinar o padrão mais efetivo para a tarefa e diminuir o tempo de reação, evitando assim a fadiga precoce e as lesões por repetição. Para a prevenção de lesões isso é fundamental, pois a ausência de um padrão de movimento exclusivo pode ser o ponto responsável do surgimento de lesões. Um atleta que realiza um gesto esportivo com um padrão inadequado estará mais suscetível ao surgimento de lesões do que um atleta com um padrão de movimento correto e econômico.

#Q#

O QUE É O TREINAMENTO SENSÓRIO-MOTOR AFINAL?
Podemos definir o treinamento sensório-motor como um treino que envolve a adequação e melhora da resposta motora frente a estí mulos variados, visando melhorar a execução e a qualidade dos movimentos do esporte, provendo melhor estabilidade articular, melhora da força muscular e melhor coordenação motora. O treinamento sensório-motor é uma ferramenta extremamente importante para qualquer fisioterapeuta e preparador fí sico que trabalha com o esporte de alto rendimento e/ou amador nas áreas de recuperação fí sica e de prevenção de lesões.


EXERCÍCIOS SENSÓRIO-MOTORES

O programa de treinamento sensóriomotor visando a prevenção de lesões deve ser realizado de forma específica para cada esporte, pois possui características próprias para cada modalidade. Pode se utilizar diversos equipamentos em um treino desses. Cabe ao profissional responsável usar sua criatividade para somar os movimentos específicos do esporte aos exercícios de agilidade, flexibilidade, equilíbrio, força e pliometria.


AGILIDADE
Exercícios de agilidade devem ser feitos principalmente por atletas que realizam mudanças bruscas de direção, envolvendo aceleração e desaceleração, como no caso do tênis, e, de preferência, de uma forma que possa simular o gesto esportivo. Para a execução dos exercícios, podem ser utilizados cones, marcadores no solo e qualquer outro artefato que sirva como obstáculo. Na evolução dos exercícios, as habilidades necessárias para o esporte podem ser somadas.

Use algum tipo de marcação. Corra da posição inicial (foto 1) para a posição final (foto 2) no menor tempo possível e volte de costas. Realize 10 repetições em três séries


EQUILÍBRIO

Exercícios de equilíbrio podem ser realizados por todos os atletas de todas as idades. Consiste na realização de alguma tarefa enquanto se mantém o equilíbrio sem alterar a base de apoio. Pode ser realizado com um ou dois apoios, com ou sem olhos vendados, com solo estável ou instável, somando-se o gesto esportivo. Quanto mais variáveis há no exercício, mais rico ele será.

Fase de preparação. Perna do chão flexionada e perna na bola para trás. Prepare o forehand
Estenda a perna do chão, traga a bola para frente e finalize o movimento do forehand. Realize três séries de 10 repetições com o forehand e três séries de 10 repetições com o backhand invertendo a posição das pernas


#Q#

PLIOMETRIA
Exercícios pliométricos são realizados para a melhora da potência da contração muscular. A pliometria é uma forma de exercício que busca a máxima utilização dos músculos em movimentos de explosão. A contração do grupo muscular durante a realização de um exercício pliométrico é similar ao de uma mola, contraindo e liberando sua força acumulada continuamente.

Ricardo Takahashi E Lior Milgrom

Publicado em 21 de Outubro de 2010 às 12:08


Preparação Física/Fisioterapia

Artigo publicado nesta revista

O novo tênis brasileiro

Revista TÊNIS 85 · Novembro/2010 · O novo tênis brasileiro