Dos 14 aos 18

Os campeões do 46º Banana Bowl

Tradicional torneio brasileiro de tênis acabou nesse domingo


Uma das competições mais tradicionais de tênis do Brasil chegou ao fim nesse domingo. Iniciada no último dia 7 de março em São José dos Campos, o Banana Bowl – Troféu Alcides Procopio reuniu disputas dos 14, 16 e 18 anos (feminino e masculino) e consagrou nesse fim de semana os campeões de sua 46ª edição. Confira:


SIMPLES

18 anos masculino
Muito amigos fora de quadra, o norte-americano Ulises Blanch e o alemão Louis Wessels protagonizaram três disputados sets nesse domingo na final da categoria 18 anos masculino. O torneio ITF de Grau 1 terminou com Blanch levando a melhor por 2 sets a 1 com parciais de 6/4,  6/7 (6-7) e 7/6 (7-6).

Com a vitória, ele se tornou o sexto norte-americano a vencer o Banana Bowl. Entre os antigos campeões, merecem destaque: John McEnroe, Andy Roddick e Bill Stanley; além de David Witt e Spencer Papa. Já Wessels é o primeiro alemão a atingir à final masculina do torneio.

“É um sentimento incrível, salvei dois match points, foi uma partida muito dura e joguei extremamente bem”, disse Blanch após a decisão. “Nós dois somos bons sacadores, mas também devolvemos muito bem. Tentei devolver o melhor que pude e também variar o jogo. Estou aliviado por conseguir vencer”, completou.

18 anos feminino
A equilibrada final entre europeias na categoria 18 anos feminino coroou a húngara Panna Udvardy como campeã da categoria. Nesse domingo, ela conseguiu o feito após virada sobre a britânica Emily Appleton por  parciais de 4/6, 6/4 e 6/3.

A decisão foi a terceira partida de três sets seguida para Udvardy no torneio. Nas quartas de final, ela também alcançou uma virada contra a americana Caty McNally; já nas semifinais, e, um jogo de altos e baixos frente à paraguaia Lara Escauriza.

Atual 71ª do ranking juvenil, a húngara de 17 anos venceu seu primeiro torneio G1 e soma 150 pontos, enquanto a 110ª colocada britânica fatura 100 pontos. “É o meu primeiro título de Grau 1 e fico muito feliz por isso. Foi uma final dura e precisei estar focada em cada bola”, disse comentou. “Ela estava sacando muito bem, então o jogo mentalmente foi muito duro, era difícil para devolver”.

16 anos masculino
Em decisão 100% brasileira, o brasiliense Gilbert Klier Junior conquistou o título da categoria 16 anos masculino ao vencer de virada o pernambucano João Lucas Reis por 0/6, 6/2 e 6/1. Feliz, o tenista analisou a partida: “Comecei errando um pouco mais que o normal, em uma intensidade um pouco abaixo, aí ele jogou bem e passou por cima”. “No segundo set, eu consegui uma intensidade mais alta e fiz com que ele jogasse mais os pontos, parei de errar e dei menos chances para ele”, completou o campeão.

16 anos feminino
Principal cabeça de chave, a venezuelana Luniuska Delgado conquistou o título da categoria 16 anos feminino. Em final contra a mineira Marina Figueiredo, Delgado marcou as parciais de 7/5 e 6/2 para conquistar o título. “Queria muito chegar à final e ganhar para ir à Gira Europeia de 16 anos”, comentou a campeã.

14 anos masculino
O argentino Santiago De La Fuente consagrou-se campeão da categoria 14 anos masculino do 46º Banana Bowl. Principal cabeça de chave do torneio, o jovem tenista venceu de virada o seu compatriota Josue Mamani por parciais de 3/6, 6/2 e 6/2. A categoria, que conta pontos para o ranking sul-americano da COSAT, já teve Juan Martin Del Potro como campeão.

14 anos feminino
A goiana Nalanda Silva chegou à final da competição, mas acabou ficando com o vice-campeonato da categoria 14 anos feminino. Nesse sábado, a tenista foi superada pela chilena Jimar Gerald em sets diretos por parciais de 6/4 e 6/3.

Apesar de não conquistar o título, a brasileira sai feliz com o resultado: “Foi minha primeira final nas etapas de cima e uma experiência muito boa, não joguei mal”, disse Nalanda. “Ela estava batendo mais forte e eu não consegui manter o meu padrão de jogo. Quando eu encurtava mais a bola, ela entrava e atacava, e eu não conseguia pegar”, analisou.


DUPLAS

18 anos masculino

U. Blanch (EUA)
Y. Watanuki (JAP)
x J.Aguilar (BOL)
B.Britez (PAR)
duplo 7/6 (7-4)


18 anos feminino

M. Hontama (JAP)
A.Miyamoto (JAP)
x M. Bjorklund (SUI)
M. Portillo Ramirez (MEX) 
7/5 e 6/4


16 anos masculino

J. Lucas Reis (BRA)
M. Pucinellli (BRA)
x M. Alves Cardoso (BRA)
B. Skierkier (ARG)
duplo 6/4


16 anos feminino

L. Delgado (VEN)
M. Figueiredo (BRA)
x H. Doldan Vinales (PAR)
S. Doldan Vinales (PAR)
6/3 e 6/1


14 anos masculino

R. Burruchaga (ARG)
S. de La Fuente (ARG)
x P. Dias Boscardin (BRA)
N. Rodrigues (BRA)
4/6, 6/1 e 10-7


14 anos feminino

M. Torres Murcia (COL)
I. Ciancaglini Rivera (BOL)
x N. Isago (BRA)
N. Silva (BRA)
7/6 (7-3) e 6/3
Da redação

Publicado em 14 de Março de 2016 às 17:08


Notícias Banana Bowl