Sai, zica!

Orlando Luz e João Menezes fazem final nos 18 e Brasil quebra longo jejum no Banana Bowl

Desde 1981 que um representante do país não fica com o título em um dos torneios mais importantes do mundo no infantojuvenil


Por Matheus Martins Fontes, em São José do Rio Preto*

São José do Rio Preto (Brasil) - O domingo em São José do Rio Preto terá uma final verde amarela na categoria principal do Banana Bowl, um dos principais torneios infantojuvenis do mundo. Assim, o Brasil terá novamente um campeão nos 18 anos masculino após 33 anos, quando Eduardo Oncins derrotou o conterrâneo Edvaldo Oliveira na decisão daquele ano.

Orlando Luz está embalado pelo título no Assunción Bowl e faz final do Banana Bowl, em Rio Preto

Número 1 do Brasil no ranking ITF, Orlando Luz derrotou o compatriota Marcelo Zormann por 2 sets a 0, com duras parciais de 7/5 e 7/6(2). O jovem de 16 anos precisou se superar em ambas as parciais, já que viu Zormann sacar em 5/3 tanto no primeiro quanto no segundo set.

"Hoje ganhei do Zormann em um bejo jogo, tive momentos em que estava atrás e consegui reverter. Acho que esse tabu foi muito bom para todo o Brasil que acabamos de quebrar", completou o gaúcho de Carazinho e pupilo de Larri Passos.

Na decisão de amanhã no Clube Monte Líbano, Luz enfrentará o mineiro João Menezes, que superou o australiano Omar Jasika por 2 sets a 0, com parciais de 6/4, 0/6 e 6/3. O jogador orientado por Marcos Daniel, Ivan Kley e Patricio Arnold no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí/SC, comemorou a quebra de tabu do país no torneio. 

 

João Menezes derrotou estrangeiro "intruso" na semifinal do Banana Bowl nesse sábado

"Nós dois [eu e o Orlando] fizemos boas campanhas, o Zormann teve chances também. Com dois brasileiros na final, acho que, para o nosso país, não tem coisa melhor depois de tanto tempo. Independentemente de quem ganhar, o Brasil já vai ter o campeão e um finalista. Aproveitamento de 100%, estamos de parabéns", afirmou Menezes logo após a classificação.

Este será o sexto título brasileiro na categoria 18 anos do Banana Bowl, que teve sua última final com dois tenistas do país exatamente em 1981. Desde então, Sergio Sarli, Roberto Jábali, Marcelo Saliola, Adriano Ferreira, André Miele e Fernando Romboli haviam alcançado a final sem conseguir o título.

Da redação

Publicado em 22 de Março de 2014 às 18:07


Notícias João Menezes Orlando Luz Marcelo Zormann final 18 anos Banana Bowl Rio Preto tabu títulos