Parabéns!

Orlando Luz completa semana perfeita e conquista o Banana Bowl em Rio Preto

Gaúcho se torna o primeiro representante do Brasil campeão nos 18 anos do tradicional torneio em 33 anos


Por Matheus Martins Fontes, em São José do Rio Preto*

São José do Rio Preto (Brasil) - O gaúcho Orlando Luz escreveu o seu nome na história do Banana Bowl nesse domingo ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer o tradicional torneio em 33 anos. Número 1 do Brasil no ranking ITF, o jovem de 16 anos derrotou o conterrâneo João Menezes por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/5 em final realizada na quadra central do Clube Monte Líbano, em São José do Rio Preto.

Orlando Luz fez história para o Brasil ao conquistar o Banana Bowl em São José do Rio Preto

Luz vinha mais desgastado de uma longa gira pela América do Sul. No último domingo, tinha conquistado o Assunción Bowl, no Paraguai, e, por isso, o pupilo de Larri Passos teve que procurar fôlego para superar os limites físicos na final contra Menezes. Após vencer o primeiro set, Orlandinho chegou a abrir na segunda parcial uma vantagem de 5/3 e 0/40 no serviço do rival, mas ainda assim permitiu a reação de Menezes.

E mesmo sofrendo nitidamente com cãibras e dores no braço, Luz conseguiu ser mais eficiente nos momentos decisivos. Após a partida, ele ainda admitiu que passou mal na noite anterior. "Eu estava muito abatido, passei muito mal na noite passada e hoje de manhã não estava 100%. Comecei o jogo normal, mas ainda não tão bem e o calor fez piorar. Eu não conseguia mais fazer os pontos longos como fiz a semana inteira", explicou.

Só que, no fim, o título inédito foi o que mais valeu para o extenuado Luz. "Mesmo não sendo um dos jogos mais bonitos da semana e nem tão perfeito como eu vim fazendo, valeu muito a vitoria pela garra dentro da quadra" completou o atleta, que não perdeu sets em sua campanha, assim como foi no Paraguai.

A última vez que um brasileiro havia sido campeão de 18 anos masculino foi em 1981, quando Eduardo Oncins venceu o também brasileiro Edvaldo Oliveira na final disputada no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Ao quebrar o tabu, Orlando Luz se junta a Joaquim Rasgado Filho (1970), Roger Guedes (1971), Flávio Arezon (1973), Eddie Pinto (1974) e o próprio Oncins (1981) na lista. João Menezes também é o primeiro vice-campeão desde Fernando Romboli, que alcançou a final em 2006.

Da redação

Publicado em 23 de Março de 2014 às 17:09


Notícias Orlando Luz campeão tabu Banana Bowl Rio Preto 18 anos chave João Menezes