Volta triunfal

O milagre de Venus

Norte-americana salva três match points contra Jankovic e conquista triunfo na Califórnia após 16 anos


 
Venus Williams tem uma relação complicada com Indian Wells. Em 2001, a então jovem promessa do tênis foi insultada de maneira agressiva e covarde por parte da torcida que assistia à semifinal dela contra sua irmã Serena. Venus acabou abandonando a quadra alegando dores no joelho, causando agressões racistas na quadra central do complexo de Indian Wells.
 
Desde então e até o ano passado, a ex-número 1 do mundo ficou sem participar do torneio californiano. E sua volta só aconteceu porque sua irmã Serena resolveu participar da competição em 2015. Dessa forma, Venus voltou a Indian Wells em 2016. E voltou jogando mal. Perdeu para a qualifier japonesa Kurumi Nara, em sets seguidos (6-4, 6-3). 
 
Querendo mudar essa relação difícil com a torcida e com o próprio torneio de Indian Wells, Venus entrou na quadra nesse fim de semana para enfrentar outra ex-número 1 do mundo, a sérvia Jelena Jankovic. No primeiro set, Venus não conseguiu ver a cor da bolinha, sendo batida com muita facilidade por Jankovic por 6-1, em apenas vinte minutos. 
 
A história parecia se repetir na segunda parcial, com Venus sacando em 1 a 4. Venus, no entanto, conseguiu o improvável. Lutou muito e conseguiu manter o saque, após  salvar um break point. No game seguinte, a norte-americana conseguiu a quebra e quebrou de novo Jankovic no nono game, após confirmar seu serviço no oitavo. Venus, então, servia no 5 a 4 para fechar o set. Tudo estava encaminhado, mas a história não seria tão simples assim. 
 
No décimo game, Venus sacou muito mal e foi quebrada com tranquilidade por Jankovic, fazendo apenas um ponto em seu game de saque. Jankovic sacou no décimo-primeiro game e confirmou seu serviço de maneira tranquila. Então, a mais velha das Williams teria que lidar com pressão de sacar em 5-6 para se manter viva no jogo e no torneio.
 
O décimo-segundo game foi brutal. Venus chegou a estar com um 15-40, salvou dois match points, depois sobreviveu a mais um match point e finalmente conseguiu confirmar seu serviço, levando a segunda parcial para o tie break. O game de desempate também foi para aqueles que têm nervos de aço. Jankovic abriu 5 a 2 e, quando tudo parecia definido, eis que a norte-americana conquistou cinco pontos seguidos, fechando o set, para delírio da torcida. 
 
Com a parte mental arrasada, a sérvia não foi páreo para Venus no terceiro set. Jankovic sequer confirmou um serviço, enquanto a cabeça de chave número 12 do torneio somente cedeu uma quebra, fechando o set em 6-1 e protagonizando uma das grandes viradas da história do torneio californiano. Foi a sétima vitória de Venus sobre Jelena, igualando o histórico entre as duas ex-número 1 do planeta. A mesma torcida que um dia feriu a primogênita das Williams, abraçou, aplaudiu e ovacionou a guerreira incansável.
Por Rodrigo Soares

Publicado em 13 de Março de 2017 às 13:13


Notícias Venus Indian ATP Willian