Golpe

O backhand de Caroline Wozniacki

A número um do mundo devasta suas adversárias com seu movimento singular e mortal de duas mãos


A chave para o backhand de Wozniacki é a empunhadura, que molda todo o golpe   Ela traz a raquete alta para trás quando a bola se aproxima
 
1 A mão direita de Wozniacki segura a raquete com uma empunhadura entre a Conti nental e a Eastern de direita, ao invés do tradicional Eastern de esquerda. Aqui ela parece uma rebatedora de beisebol. Seus joelhos estão flexionados, seu peso está no pé de trás e a raquete está voltada para cima - muito mais alta do que outros jogadores costumam deixar.  

2 Note o formidável giro de ombros dela: você pode ver suas costas, e o ombro direito está debaixo do queixo. Esse é o tipo de rotação que você precisa para bater um backhand potente. Ela agora está pronta para empurrar o pé esquerdo e transferir o peso para o golpe. Um ponto-chave para os amadores: você precisa agachar enquanto prepara a batida. Se não fizer isso, não poderá girar os ombros suficientemente ou usar apropriadamente seus quadris.

 

Girando o quadril e os ombros na direção do golpe, ela gera muita força   Ela faz contato com a bola mais atrasado do que maioria dos tenistas
 
3 Quando Wozniacki transfere o peso para o pé da frente, ela deixa a cabeça da raquete baixa e começa a girar os ombros na direção do golpe. Todos os bons movimentos de backhand têm uma laçada. Essa laçada geralmente tem a forma de um "c". O "C" de Wozniacki é maiúsculo. Perceba que seu apoio começa a abrir.  

4 A empunhadura de Wozniacki é a principal razão pela qual ela faz contato com a bola de forma mais atrasada que a maioria dos tenistas - seria desconfortável para ela bater na bola muito na frente do corpo. Seu backhand é como uma colherada, embora seja uma colherada com potência e precisão. A principal razão pela qual ela consegue bater um backhand tão efeti vo com essa empunhadura é porque sua mão esquerda faz muito do trabalho. Ela essencialmente dá o caminho, como se Wozniacki esti vesse batendo um forehand. A combinação de contato atrasado com domínio da mão esquerda permite a ela disfarçar a direção do golpe até o últi mo segundo e criar ângulos agudos.

 

 

Todo o peso está no pé da frente, quando ela fez seu giro através do golpe   Por seu peso estar voltado para o meio da quadra, Wozniacki estará pronta para o próximo golpe
 
5 O ombro esquerdo de Wozniacki voa longe quando ela escova a bola e então termina baixo novamente. Agora é comum essa terminação de forehand - esti lo limpador de pára-brisas -, mas no backhand. Ela não poderia fazer isso se não fosse por sua empunhadura singular.  

6 Esta é uma terminação forte. Os olhos de Wozniacki permanecem na bola e seus quadris estão apontando para o alvo. Mais uma coisa sobre sua empunhadura: você pode perceber o quão relaxada ela está. Ela está pronta para uma nova preparação e outro swing.

From Tennis Magazine. Copyright 2011 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Tracy Austin

Publicado em 21 de Março de 2011 às 12:54


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista