Em sorteio realizado nesta quinta-feira, o tenista de Mogi das Cruzes abrirá a série em Buenos Aires pelo Grupo Mundial
Os brasileiros conheceram a ordem de jogos e seus adversários para o duelo contra a Argentina no Grupo Mundial da Copa Davis 2015. Com a definição de todos os jogadores de simples, Thomaz Bellucci e João "Feijão" Souza pelo Brasil e Leonardo Mayer e Carlos Berlocq pela Argentina, a surpresa ficou com Federico Delbonis e Diego Schwartmzan nas duplas.
No duelo que abre o confronto sul-americano na primeira fase da Davis, João Souza, 1 do Brasil, foi sorteado para a primeira partida e enfrentará Carlos Berlocq, número 2, às 11h desta sexta-feira, horário de Brasília. Logo após, Thomaz Bellucci entrará em quadra para enfrentar Leonardo Mayer e encerrar o primeiro dia.
No segundo dia, às 13h, a dupla brasileira formada por Marcelo Melo e Bruno Soares terá Federico Delbonis e Diego Schwartzman, mas ainda há uma incerteza sobre os argentinos. Carlos Berlocq disputou o ATP 250 de Buenos Aires, realizado na semana passada, com Schwartzman e o Rio Open com Leonardo Mayer, mas jogará amanhãs pelas simples.
"Estamos bem física e tecnicamente. A priore vai jogar Schwartzman e Delbonis. Berlocq vai abrir a série e a partir dos resultados e como serão as partidas, verei quem jogará sábado e domingo," comentou Daniel Orsanic, capitão argentino na Copa Davis.
João Zwetsch, capitão brasileiro, esperava jogadores diferentes para formar a dupla adversária. "A dupla de uma certa forma surpreendeu. Não vejo como a principal dupla deles, provável que troquem para sábado, nos torneios anteriores jogaram Berlocq e Mayer e Schwartzman e Berlocq."
Se os tenistas forem mantidos, no Domingo, João Souza jogará contra Leonardo Mayer, às 11h, e em caso de um quinto jogo, Thomaz Bellucci entrará em quadra contra Carlos Berlocq para decidir o país que se classificará às quartas da Copa Davis 2015. Em caso de vitória brasileira, será o primeiro triunfo no Grupo Mundial da Davis desde a vitória sobre o Marrocos em 2001
Nos duelos anteriores, Thomaz Bellucci leva vantagem sobre os dois argentinos. Ele possui um retrospecto de 1-0 contra Berlocq, com o único jogo sendo realizado no Brasil Open de 2011, 6/4 e 7/5, e contra Leonardo Mayer de 3-2, último jogo nas quartas Brasil Open de 2012 com vitória brasileira.
O nosso tenista número 1, João Souza, perdeu quatro dos cinco confrontos contra Mayer, mas venceu a tumultuada partida contra o argentino no Brasil Open deste ano, parciais de 6/4, 3/6 e 6/3, a única em torneios da ATP. Contra Berlocq, houve apenas um duelo entre os tenistas, no Challenger de Prostejov, em 2011, com vitória do brasileiro por 6/2 e 7/6(2).
Publicado em 5 de Março de 2015 às 12:39