Nikolay Davydenko anuncia aposentadoria do tênis aos 33 anos de idade

O russo chegou ao número 3 do mundo em 2009, mas sofria com diversas lesões e decidiu pendurar as raquetes


davydenko

"Ele lutava como um cavalo," afirmou Yevegny Kafelnikov  sobre seu compatriota

Nesta quinta-feira, Nikolay Davydenko aproveitou o ATP 250 Moscou para anunciar sua aposentadoria do tênis profissional. Com 21 títulos na carreira, dentre eles três Masters 1000 e um ATP Finals, o russo ficará na memória dos apaixonados pelo esporte com sua esquerda impecável.

Um dos maiores tenistas russos da história, Davydenko pendura sua raquete com um sentimento de dever cumprido. Ao lado de Marat Safin, o carequinha bateu a Argentina para conquistar a Copa Davis de 2006, no mesmo ano veio seu primeiro título de Masters 1000 em Paris.

A temporada de 2009 é uma das mais inesquecíveis para o russo. Campeão do ATP Finals batendo Roger Federer nas semis e o então campeão do US Open, Juan Martín del Potro, na final e ficando também com o troféu do Masters 1000 em Xangai. Após esse ano, o brilho de Davydenko começou a ser ofuscado por suas lesões.

"Eu venci 21 títulos da ATP, incluindo três Masters 1000 e um Finals em Londres. Eu não tenho nenhum arrependimento sobre não ter vencido um Grand Slam ou ser o número 1 do mundo. Eu fiquei no Top 10 por alguns anos," comentou Davydenko.

O único jogador com retrospecto positivo com no mínimo 10 jogos contra Rafael Nadal, 6-5 no confronto, o russo conviveu com uma série de lesões desde 2009 e após Roland Garros neste ano, Davydenko decidiu se aposentar por sentir que mesmo treinando arduamente, não conseguia chegar à um nível competitivo.

 

"Infelizmente, de uns anos para cá, eu estou batalhando contra as lesões. É difícil para mim falar sobre isso, eu estive pensando quando eu iria anunciar minha aposentadoria e a hora chegou. Eu tenho minha vida toda para viver. Eu anuncio oficialmente minha retirada do tênis profissional," declarou o número 244 do mundo até então.

 

Da redação

Publicado em 16 de Outubro de 2014 às 09:19


Notícias Nikolay Davydenko Davydenko