ATP Tour

Nadal eleva o nível, vence Fognini de virada e vai à semi no Masters de Montreal

Espanhol superou o começou ruim para seguir em busca do penta no Canadá


Foto: Divulgação

Rafael Nadal bateu o italiano Fabio Fognini nesta sexta-feira (9) e confirmou a classificação rumo à semifinal do Masters de Montreal, no Canadá. Em jogo  de três sets, o espanhol levou 1h58 para anotar parciais de 2/6, 6/1 e 6/2 e assim vencer sua 40ª partida na temporada.

Leia mais:
Khachanov vence Zverev e marca duelo russo com Medvedev no Masters de Montreal
Medvedev bate Thiem e vai à semi no Masters de Montreal

O resultado serve de revanche para Rafa. No Masters de Monte Carlo desse ano, o canhoto de 33 anos foi eliminado por Fabio na semifinal com parciais de 6/4 e 6/2. Agora, ele soma 12 vitórias em 16 jogos contra o tenista de Sanremo.

Tetracampeão em Montreal, Nadal tem a estatística de 72 vitórias e apenas 18 derrotas em partidas válidas pelas quartas de final de torneios da série Masters 1000. Tenista mais experiente ainda vivo na chave, ele mede forças com o vencedor do embate de seu compatriota Roberto Bautista Agut e o francês Gael Monfils. A outra semifinal reúne os russos Karen Khachanov e Daniil Medvedev.

O jogo

Fognini teve desempenho superior na primeira etapa. Depois da primeira confirmação de saque de Nadal, ele mostrou um estilo agressivo de jogo, com bons ataques disparados de dentro da quadra e fortes golpes de forehand que contiveram os avanços de Nadal.

Acuado, Rafa cometeu uma série de erros não forçados (de um total de 14 durante a parcial) quando tentava sair do domínio do italiano. Nervoso, ele tomou duas quebras consecutivas e viu Fabio vencer cinco games seguidos, abrindo assim 5 a 1. O Rei do Saibro ainda descontou e fez mais um game de serviço, mas o inspirado italiano fechou a parcial com uma lindo backhand na paralela.

Atrás do placar, Nadal precisou se reinventar para poder tomar as rédeas do jogo. Com foco no ataque, ele passou a controlar o jogo com fortes golpes que o permitiram rapidamente abrir 3 a 0. Invertendo a situação da primeira etapa, o tenista de Maiorca fez Fabio cometer erros e assim não teve maiores dificuldades para empatar o placar.

Fognini pediu atendimento médico na virada dos sets. Na volta às quadras, ele aumentou suas bolas perdidas e levou perdeu seu 1º game de saque. Ainda com dores no pé, ele viu o desempenho despencar e não demorou a ser eliminado.

Da redação

Publicado em 9 de Agosto de 2019 às 21:38


Notícias Fabio Fognini Rafael Nadal Masters de Montreal