Deixa Dessa!

Nadal dispara contra regra dos 25s e diz que maioria dos atletas tem mesma opinião: "prejudica o espetáculo"

"Os torcedores gostam de ver grandes pontos, longos ralis e para disputar jogos de 4h, com 25 segundos não são suficientes", desabafou espanhol


Desde o começo da temporada, os árbitros de cadeira estão sendo avisados para impor certa rigidez quando o jogador demorar demais para repor a bola em jogo. Na verdade, a regra dos 25 segundos para o sacador aplicar o serviço já existia no manual do tênis, mas com o tempo, os juízes não cumpriam à risca a regulamentação. Muitos tenistas levam bastante tempo no ritual do saque, como é o caso do espanhol Rafael Nadal.

Gaspar Nobrega/Inovafoto
Nadal se disse contra a regra dos 25s entre os pontos em favor dos grandes pontos do tênis
O espanhol voltou ao circuito na semana passada no ATP 250 de Viña del Mar, depois de sete meses de afastamento por conta de uma lesão no joelho esquerdo. Em entrevista coletiva realizada no hotel Renaissance, em São Paulo, o heptacampeão de Roland Garros comentou sobre o tema e cutucou a entidade que gerencia os interesses do tênis masculino.

"As regras são feitas para melhorar o esporte e não para piorá-lo. Quando se fazem regras rígidas, é importante saber o motivo real e o porquê de mudar. As pessoas gostam de ver pontos disputados, grandes ralis, e para disputar esses pontos e jogos longos, de 4h, com 25 segundos não são suficientes", desabafou Rafa, um dos que levam mais tempo entre os pontos.

"Se a ATP quer encontrar um esporte que seja só de velocidade, e não de pensar, não de estratégia, não de tática, a regra é boa. Se a ATP quer partidas bonitas, com pontos espetaculares, a regra não é boa. Sou um jogador que tem sua própria opinião. Os jogadores no vestiário não estão muito contentes com a nova regra e querem que o árbitro possa interpretar quando pode passar de 25 segundos e quando não. Não pode ser algo matemático, calculado, porque prejudica todo o espetáculo", emendou o canhoto.

O jogador que tomar mais tempo do que o habitual para sacar receberá uma advertência verbal, sendo que, caso prossiga com a atitude, perderá um serviço e, por fim, se voltar a retardar o jogo, perde o ponto.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Nadal nega ser mais agressivo após lesão no joelho: "sou o que sou com meu estilo"

+Nadal pede divulgação dos testes antidoping após escândalo com Armstrong: "temos que limpar a imagem do esporte"

Confiante, Nadal crê em nova ascensão ao topo do tênis: "voltarei a ser como antes"

+Murray crê que Nadal estará vulnerável nos primeiros eventos de seu retorno ao circuito

Tio e Nadal encaram ATP do Chile como teste: "será nosso primeiro Roland Garros"

Preocupado com o joelho, Nadal nega pressão por ranking e prega paciência em seu retorno

+RafaelNadal segue "aposta" do São Paulo e manda raquete para o espaço

+Nadal confirma presença também em duplas e fará parceria com Nalbandian no Brasil Open

Apesar de ansiedade por volta às quadras, Nadal revela: "ainda sinto dores no joelho"

Jornal divulga passo a passo de Nadal no Chile com direito a visita ao presidente e homenagem

Nadal manda apoio às vítimas de tragédia no RS e faz crítica ao Brasil: "isso não deve se repetir"

ESPECIAL:A bela e a fera- Roland Garros 2012 teve muito mais do que a redenção de Maria Sharapova e o recorde de Rafael Nadal. Teve até juvenil brasileira na final   (Confira!)

Matheus Martins Fontes, De São Paulo

Publicado em 12 de Fevereiro de 2013 às 18:43


Notícias