Gênio

Nadal coleciona mais recordes no saibro francês após enea em Roland Garros

Veja quais marcas o espanhol alcançou com a vitória sobre Novak Djokovic no último domingo em Paris!


Paris (França) - No último domingo, Rafael Nadal calou os críticos que já cantavam a bola que 2014 seria finalmente a vez de Novak Djokovic em Roland Garros. O espanhol provou o porquê de ser dono da terra batida ao levantar a Copa dos Mosqueteiros pela nona vez na carreira, tornando-se o primeiro tenista a vencer uma competição por tantas vezes (antes, estava empatado com o argentino Guillermo Vilas, que tinha vencido o ATP de Buenos Aires por oito vezes).

Nadal colecionou mais recordes em Roland Garros - nono troféu em Paris, o quinto seguido e um total de 66 vitórias em 67 jogos

Desde 2005, sua primeira participação em Paris, Rafa coleciona 66 vitórias na França e apenas uma derrota - para o sueco Robin Soderling, na oitavas de final de 2009. Os recordes não para por aí. Nadal é o primeiro jogador a vencer Roland Garros por cinco anos consecutivos (2010, 2011, 2012, 2013 e 2014), superando Bjorn Borg, que também colecionava quatro troféus seguidos entre 1978 e 1981. O ex-tenista sueco já deve estar cansado de entregar o caneco ao 'Touro', que coleciona 45 títulos em torneios sobre a terra batida, apenas um de Vilas.

Nadal também estendeu sua execpcional marca de conquistar, ao menos, um Grand Slam nos últimos 10 anos. De 2005 a 2007, o espanhol foi "só" campeão de Roland Garros. Em 2008, além do tetra em Paris, acrescentou o primeiro caneco em Wimbledon. Em 2009, foi a vez de levantar a taça no Australian Open. Em 2010, foram Roland Garros, Wimbledon e o inédito feito no US Open. Há três anos, somou mais um Roland Garros na conta. Em 2012, repetiu a maré na França (não perca as contas, seria o sétimo em Paris). No ano passado, foi o oitavo em Paris e o bi em Nova York. E, agora, o nono troféu na quadra Philippe Chatrier.

Em Roland Garros, Rafa chega a um total de 35 triunfos consecutivos no saibro francês - contando desde a primeira rodada de 2010 até o título do último domingo. No total, são 66 vitórias e apenas uma derrota jogando por aqueles lados. Outro dado fantástico é que o jogador de 27 anos tem um retrospecto de 90 vitórias em 91 jogos de melhor de cinco sets em quadras lentas (só perdeu mesmo para Soderling há cinco anos).

Com o nono troféu em Roland Garros, Rafa soma seu 14° Grand Slam, igualando-se a Pete Sampras. Agora, ele está somente a três de Roger Federer, o recordista absoluto em simples. De quebra, mantém a liderança do ranking ATP à frente de Djokovic.

Da redação

Publicado em 9 de Junho de 2014 às 15:01


Notícias Rafael Nadal recordes saibro Roland Garros título Bjorn Borg Guillermo Vilas Grand Slams