Reduza o tempo do adversário epegue a bola na subida
Tênis é um esporte de tempo e espaço em que os maiores objetivos são reduzir o tempo de reação e aumentar a área de cobertura do oponente. Sendo assim, uma das formas de evitar as investidas contra o seu tempo e a cobertura de seu campo - além de situações atípicas como bolas que podem encobri-lo ou virem sobre o seu corpo -, um recurso de "ataque" que pode e deve tornar-se a mais eficiente estratégia para estes "problemas".
Por isso, para atacar, antecipar-se, tirar proveito de situações favoráveis, defender-se e contra-atacar; bata a bola na subida. Mas lembre-se: principalmente para os jogadores de quadras de saibro, este recurso pode ser uma ótima opção, mas não é a única, nem mesmo tão eficiente quanto nas quadras duras, onde a bola quica sempre igual (pela superfície ser regular).
Sendo assim, bater o tempo todo na subida em quadras de saibro ou grama pode ser um desgaste desnecessário, já que esse recurso exige mais do físico dos jogadores, com movimentos mais rápidos e mais precisos. A recomendação é: crie as jogadas, abra os espaços na quadra e aí, sim, antecipe-se, bata a bola ainda na subida e tire proveito deste ótimo recurso.
Repare na sequência a seguir como o jogador 1 (de costas) reduz o tempo de recobertura do jogador 2 (de frente) e imagine quanto tempo a mais para cobrir a quadra ele teria caso o "atacante" (jogador 1) esperasse a bola mais atrás, deixando-a subir e descer, antes de executar o golpe.
EFEITOS
Ao contrário do que se pensa, golpear a bola na subida não precisa ser "flat" (chapado) obrigatoriamente. pode-se bater na bola com topspin, slice ou chapado.
CUIDADO COM A QUADRA
O quique da bola em quadras de saibro ou grama não é tão regular como em cimento. outro aspecto a ser analisado é que, nesses tipos de piso, a bola "rende menos", ou seja, você necessita de golpes mais firmes ou mais fortes para surtir o mesmo efeito que nas quadras rápidas, necessitando de movimentos (swing) mais longos - outro elemento que dificulta uma antecipação eficiente.
ÁREA DE EFICIÊNCIA
na literatura do tênis, golpear a bola na subida recebe a nomenclatura de "half voley" (meio voleio) ou "bate-pronto", e está relacionada a bater a bola logo quando sai do chão, após o quique. Esse é um recurso mais eficiente quando executado do meio da quadra para frente, nas proximidades da rede, em situações de defesa contra bolas baixas.
JOGO VELOZ
O jogo cada vez mais rápido obrigou os jogadores, principalmente os que vão à rede frequentemente, a executar mais e mais golpes antes de conseguir o primeiro voleio, forçando-os a melhorar seus golpes nessas situações, incluindo o meio da quadra ou as proximidades da rede. Esta situação recebe o nome de "take it early" ou bater mais cedo na bola.
#Q#
Situações
1 - Defesa Serve para evitar que você tenha que se afastar da linha de base e aumentar a área de cobertura (para frente).
2 - Chip and charge Este golpe é basicamente bater um slice e correr para a rede na devolução de saque. Por isso, para chegar melhor à rede, antecipe-se e golpeie a bola na subida para bater mais de dentro da quadra ou mais próximo para chegar a rede.
3 - Evitar bolas que podem lhe encobrir Se você perceber que a bola vem alta e pode até encobri-lo, antecipe-se e bata antes que ela saia da sua área de golpe.
4 - Evitar o ponto neutro Golpear a bola acima da cabeça, como um drive normal no fundo da quadra, reduz o controle e a precisão, deixando-o com duas opções.
1) Recuar até o ponto da queda da bola.
2) Antecipar-se batendo na subida, antes que a bola saia de sua zona de eficiência dos golpes.
Defesa Chip and charge |
Bolas que podem lhe encobrir Evite pontos neutros |
Publicado em 24 de Agosto de 2009 às 14:12