Na Li confirma rumores e anuncia aposentadoria aos 32 anos

A tenista sofria com dores e cirurgias crônicas nos dois joelhos e decidiu pendurar as raquetes


na li

A fita adesiva no joelho direito acompanhou Na Li durante toda sua carreira

Em suas redes sociais Na Li confirmou os rumores que surgiram no US Open e voltaram com muita força nesta semana, ela está se aposentando do tênis. A tenista passou por três cirurgias em seu joelho direito e após Wimbledon teve que operar o esquerdo, segundo a tenista após essa última cirurgia, aos 32 anos, seu corpo não conseguia mais se recuperar 100%.

A chinesa foi a primeira asiática a conquistar um título de Grand Slam e de quebra venceu logo dois, Roland Garros em 2011 e Australian Open neste ano. Em sua carta de despedida, a tenista enfatizou muito sua importância para o tênis na China e Ásia e mostrou toda sua satisfação pelo torneio em sua cidade natal, Wuhan, contar com as grandes jogadoras do circuito.

"Em 2008, haviam apenas dois torneios femininos profissionais de tênis na China. Hoje, existem dez, um deles em Wuhan, minha cidade natal. Para mim isso é extraordinário! Serena Williams, Maria Sharapova e Venus Williams - com trinta títulos de Grand Slams somados - estão vindo para minha cidade jogar para os fãs chineses."

Para a tenista, foi mais fácil vencer sete partidas em sequência e vencer o Australian Open deste ano do que encerrar sua atividade profissional no tênis. Após cirurgias e muitas infiltrações para diminuir as dores e inchaço nos joelhos, ela acreditou que nunca mais se recuperaria para voltar a jogar em um nível competitivo.

Suas companheiras de circuito postaram mensagens homenageando a chinesa. "Na Li, umas das mais engraçadas e agradáveis do circuito! Grande competidora e modelo dentro e fora de quadra! Você fará falta! Um novo e emocionante capítulo se inicia hoje," comentou Wozniacki. 

Maria Sharapova também usou suas redes sociais para saudar a tenista, "Uma atleta e pessoa verdadeiramente respeitada, desejando muita felicidade e saúde para Na Li nos próximos passos de sua vida."

Na Li agradeceu a todas as pessoas que estiveram presentes em sua vida pessoal e profissional durante seus 15 anos no circuito e o legado que a tenista deixou para o tênis de seu país e continente não pode ser mensurado tão facilmente. A China se despede orgulhosamente da maior tenista que o país pode acompanhar no circuito.

Da redação

Publicado em 19 de Setembro de 2014 às 10:35


Notícias Na Li China