Comemoração

Murray despacha Djokovic e consagra-se campeão de Roma pela primeira vez

Sem ceder set algum, tenista britânico superou o melhor do mundo na grande decisão


Em 15 de maio de 1987, nascia o britânico Andy Murray, futura estrela do tênis mundial. Neste domingo, exatos 29 anos depois, o já consagrado tenista conseguiu desbancar o número um do mundo Novak Djokovic e comemorar seu aniversário com um título inédito na carreira: o do Masters 1000 de Roma. Natural de Glasgow, na Escócia, o aniversariante do dia despachou o tetracampeão por duplo 6/3 em 1h35 de partida, na quadra central do Foro Italico.

Sem perder set algum nas quatro anteriores vitórias que conquistou na capital italiana, Murray manteve o embalo nesta tarde e deu continuidade à agressividade e ao bom saque apresentado na campanha. Nos dois games iniciais de serviço, o britânico venceu de zero o adversário, que só confirmou seu primeiro saque após longos 12 minutos. No quarto game, o cabeça de chave número dois conseguiu a primeira quebra e abriu a vantagem que seria administrada até o fim do primeiro set.

Mais agressivo, Murray contou com um oponente bastante irritadiço dentro de quadra, principalmente quando gotas de chuva passaram a tocar o saibro romano. Jogando um pouco abaixo do que de costume, Djokovic cometeu mais erros não forçados (29 a 23) e converteu menos winners (15 a 24); além de obter um aproveitamento menor nos serviços (57% contra 69%).

Novak Djokovic era o atual bicampeão do Masters 1000 de Roma

No segundo set, a história foi bastante semelhante a do anterior, com a diferença de que a quebra veio com um game de atraso. Embora nunca possa cantar vitória antes da hora, com um 4/2 no placar, o triunfo de Murray parecia somente uma questão de tempo. Para selar com chave de ouro, o britânico conquistou seu primeiro torneio da temporada com mais uma quebra sobre o número um do mundo.

Na cerimônia de premiação, Djokovic parabenizou seu rival pela bela partida: “Parabéns ao Murray pelo confronto muito bem jogado. Hoje ele atuou bem demais para mim. É difícil chegar inteiro para a final com tantas horas de jogo, mas ele estava muito melhor que eu e mereceu a vitória”, disse o sérvio em italiano.

Quando chamado, Murray esbanjou simpatia. “Buon Giorno, Roma”, brincou o tenista, em referência a tudo que poderia falar na língua local. Em discurso rápido, parabenizou o adversário que jogou após longa partida na noite anterior contra Kei Nishikori, pelas semifinais. No fim, o campeão ainda precisou se superar e equilibrar um troféu inédito e um bolo de aniversário. Não poderia haver melhor presente.

Da redação

Publicado em 15 de Maio de 2016 às 14:31


Notícias Masters 1000 de Roma Rome Open Novak Djokovic Andy Murray