Aumenta a Carga!

"As mulheres deveriam jogar 5 sets em Grand Slams", opina Murray

Para britânico, ter formatos iguais no masculino e feminino em Majors comprovaria razão para premiações igualitárias no circuito


Nova York (Estados Unidos) - O britânico Andy Murray concedeu uma entrevista ao jornal The New York Times nessa semana e afirmou que deseja ver as mulheres jogando numa melhor de cinco sets em um Grand Slam, assim como os homens. Para o número 3 do ranking, isso aumentaria a aceitação da premiação igualitária entre tenistas de ambos os sexos. 

Murray prefere que chaves feminina e masculina nos Grand Slams sejam disputadas nas mesmas condições

Murray declarou ao diário norte-americano que formatos diferentes no masculino (melhor de 5 sets) e feminino (melhor de 3 sets) em Grand Slams cria, consequentemente, duas competições distintas. "Não é questão de ser inferior. Da maneira que vejo [as chaves masculina e feminina], são dois esportes diferentes", opinou o escocês.

"Estou falando porque jogamos cinco sets. Não estou dizendo que os homens trabalham mais do que as mulheres, mas se você treina e se prepara para jogar cinco sets, é uma distância mais longa. É como se alguém treinasse para ser corredor de 400m e alguém treinando para ser um de 600m. Creio que as mulheres deveriam jogar numa melhor de cinco sets", emendou Murray.

Entre se posicionar para que os homens joguem numa melhor de três sets ou que as mulheres aumentem a carga para cinco sets, Murray aponta que as mulheres deveriam mudar essa rotina nos Grand Slams, assim como acontecia no passado em alguns torneios. 

"Talvez não precise ser desde as primeiras rodadas [numa melhor de cinco sets]", acrescentou o campeão de Wimbledon e do US Open do ano passado. "Acho que ou os homens jogam numa melhor de três sets ou as mulheres vão para uma melhor de cinco. Acho que é por isso que os jogadores reclamam, mais por isso do que pela premiação igual no masculino e feminino."

"Sempre joguei cinco sets em um Grand Slam. É isso que faz a diferença. Eu prefiro a regra de cinco sets para homens e mulheres. Elas já passaram por isso. Elas jogavam dessa forma no Finals (Masters feminina), e em algumas das grandes finais do circuito da WTA. Então não é que as mulheres não conseguem jogar cinco sets. Steffi Graf, Martina Navratilova e aquelas jogadoras eram incríveis em cinco sets, e em grande forma", lembrou Murray.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 5 de Setembro de 2013 às 11:23


Notícias Andy Murray jornal entrevista mulheres Grand Slams premiação 5 sets