Voando

Monteiro faz revanche contra Cuevas, após virada sobre espanhol

Tenista se destaca novamente e pode eliminar seu algoz do Rio Open


O cearense Thiago Monteiro tem dado boas alegrias aos torcedores brasileiros. Depois de eliminar Jo-Wilfried Tsonga na primeira fase do Rio Open e estrear com vitória sobre Nicolas Almagro, o jovem de apenas 21 anos venceu na noite dessa quinta-feira o espanhol Daniel Muñoz de la Nava e se classificou para as quartas de final do Brasil Open, em São Paulo.

O jogo contra o 72º do ranking ATP foi bastante disputado, terminando em 2 sets a 1 com parciais de 4/6, 6/3 e 6/2. No primeiro set, o brasileiro sofreu uma quebra durante o sétimo game e assistiu ao rival confirmar o saque. Monteiro ainda salvou três break points antes de sair atrás no placar, perdendo a primeira parcial.

Apesar da desvantagem, o 278º do mundo não se abalou e entrou em quadra mais agressivo, quebrando o adversário logo no quarto game. A vantagem foi suficiente para que conseguisse levar o segundo set e empatar o confronto, decidido apenas no match tie break.

Na terceira e última parcial, Monteiro seguiu firme e forte. Uma quebra espanhola já de cara, o deixou mais tranquilo no duelo, porém ele ainda teria trabalho. O canhoto precisou salvar dois break points de Muñoz, antes de conseguir nova quebra e sacar para a vitória.

“Estou muito feliz com a vitória de hoje. De la Nava é um cara que corta o ritmo e também é canhoto, por isso tive um pouco de dificuldade. Foi difícil no primeiro set me adequar, mas no segundo, entrei mais no jogo e comecei mais agressivo como gosto de jogar. O apoio da torcida foi muito importante”, comentou o canhoto de Fortaleza.

Esta é a primeira vez que Monteiro alcança as quartas de final em um torneio ATP. Para continuar fazendo história, ele terá pela frente o uruguaio Pablo Cuevas que o eliminou em sua segunda partida no Rio Open, na semana passada. No jogo apertado, o recém-campeão bateu o brasileiro por 7/6 (7-5) e 6/3.

"Contra o Cuevas vou estudar bem o último jogo contra ele para corrigir o que faltou. Ele vem confiante, numa fase muito boa, é um jogador muito sólido. Perdi por pouco nos detalhes. Vou tentar devolver mais agressivo e não deixar ele confortável, mexê-lo. Ele tem uma esquerda e direita muito boas, mas se a quadra estiver rápida como estava hoje, pode ser favorável pra mim", analisou Monteiro.

A possível revanche deve acontecer por volta das 20h, desta sexta-feira, encerrando os jogos da quadra central. Com a campanha, Thiago já soma 45 pontos e garante, na próxima segunda-feira, o melhor ranking de sua carreira. Dono da 254º em 2013, o tenista já possui lugar garantido entre os 240 melhores do mundo.

Da redação

Publicado em 26 de Fevereiro de 2016 às 12:02


Notícias Brasil Open Thiago Monteiro Daniel Munoz de la Nava