Subindo

Melhor do Brasil, Teliana Pereira avança e fica mais próxima de furar o top 100

Pernambucana, hoje a 104ª do mundo, supera Thomaz Bellucci como número 1 do País e está a apenas oito pontos de entrar no grupo das 100 primeiras da WTA


Teliana Pereira é a melhor tenista do Brasil em simples, superando até Thomaz Bellucci

A queda acentuada de Thomaz Bellucci fez com que nenhum homem brasileiro aparecesse na faixa dos 100 primeiros do rankiing da ATP. Entre as mulheres, isso não acontece há mais de 20 anos, mas, se compararmos a situação de Bellucci, melhor tenista do País na atualidade (em 113° lugar, com a de Teliana Pereira, a nossa número 1 da WTA, os números favorecem a pernambucana, que vem crescendo aos poucos em 2013.

Nessa segunda-feira, ela subiu uma posição e foi ao 104° lugar (sua melhor classificação da carreira) com 660 pontos, apenas 8 atrás de Mandy Minella, hoje a 100ª do ranking. Ao longo do ano, as campanhas de Teliana são bem mais relevantes do que Bellucci alcançou, por exemplo.

Enquanto que Thomaz fez apenas quartas no ATP 500 de Barcelona, Teliana foi semifinalista do WTA de Bogotá e campeã de dois ITFs de US$25.000 (equivalente aos Challengers no masculino).

Paula Gonçalves entrou no top 300 da WTA e deve subir ainda mais após título em Campos do Jordão

Atrás de Teliana, aparece a jovem Beatriz Haddad Maia, em 265° lugar (ascensão de cinco postos no ranking da WTA), que vai ficar cerca de dois meses fora das quadras tratando de lesão no ombro e braço, e Paula Gonçalves, que furou o grupo das 300 melhores do mundo. 

Paula, que treina na academia de Carlos Kirmayr, saltou 18 postos e foi ao 287° lugar. A previsão é que ela venha subir ainda mais na semana que vem, já que cairão os pontos do título no ITF de Campos do Jordão e deverá aparecer na faixa das 260 primeiras da WTA.

Outras que se destacaram no ranking dessa segunda-feira foram Laura Pigossi, que vem evoluindo aos poucos e está agora em 417° (subiu 15 posições), e Gabriela Cé, comandada de Eduardo Frick em Porto Alegre, que subiu 40 posições e foi ao 444° posto.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 22 de Julho de 2013 às 09:35


Notícias Teliana Pereira Thomaz Bellucci Brasil top 100 Paula Gonçalves WTA