Eu acredito

Maior rival, Nadal acredita que Federer pode voltar a ser n° 1 do mundo

Para Rafa, suíço não está tão preocupado com liderança no momento, mas é capaz de retomar as rédeas do tênis no futuro


Madri (Espanha) - O número 2 do mundo, Rafael Nadal, que venceu o US Open recentemente, acredita que Roger Federer, seu grande rival na última década, pode retomar a liderança do ranking. No momento, o suíço ocupa o modesto quinto lugar na lista da ATP e não chegou a nenhuma final de Grand Slam em 2013.

Federer ocupa apenas a quinta posição do ranking da ATP

Campeão de apenas um torneio no ano – o ATP 250 de Halle, em junho -, Federer corre riscos de não se classificar para o ATP Finals de Londres, torneio que reunirá os oito melhores do ano em novembro. O tenista de 32 anos é pentacampeão do torneio.

Mas ainda assim Federer ganha o voto de confiança de Nadal. “Por que não? Você nunca sabe. Não creio que seja seu objetivo principal voltar ao posto de número 1, essa é minha impressão”, declarou Rafa, quando foi perguntado se Federer poderia reassumir o posto de número 1 no futuro.

“A meta dele é se manter competitivo para vencer torneios ao invés de ser número 1 ou não. Dos 34 Grand Slams recentes, houve apenas um vencedor fora do top 4 [Juan Martin Del Potro no US Open 2009]. O resto ficou nas mãos de Federer, Djokovic, Murray ou nas minhas. Isso significa que a geração atual foi dominante, regular e em um padrão muito alto”, completou Nadal.

Federer perdeu a liderança do ranking da ATP pela última vez em novembro de 2012, após perder a final do ATP Finals de Londres para Djokovic. O sérvio continua até hoje na ponta da tabela, mas ameaçado hoje por Nadal.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 23 de Setembro de 2013 às 12:52


Notícias Roger Federer Rafael Nadal US Open Novak Djokovic liderança ATP ranking