Neste sábado

Luz, Menezes e Zormann vencem e Brasil já tem finalista no Banana Bowl 2014

Semifinais em Rio Preto começam com duelo entre Marcelo Zormann e Orlando Luz, que começa às 10h, e, em seguida, João Menezes enfrenta australiano Omar Jasika


Por Matheus Martins Fontes, em São José do Rio Preto*

São José do Rio Preto (Brasil) - Para quem não vence o torneio desde 1981, o Brasil parece estar disposto mesmo a quebrar o tabu dos 18 anos masculino do Banana Bowl na atual edição. Em São José do Rio Preto, três dos quatro semifinalistas da categoria são representantes nacionais - Orlando Luz, Marcelo Zormann e João Menezes, que venceram seus compromissos em sets diretos nessa sexta-feira.

João Menezes está na semifinal do Banana Bowl e enfrenta australiano neste sábado

Primeiro a entrar em quadra, Menezes, número 27 do ranking ITF, derrotou o italiano Andrea Pellegrino por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/2, em pouco mais de 1h. O jovem de 17 anos comentou sobre a sua campanha ao longo da semana em Rio Preto e revelou quais foram os pontos que precisou se adaptar em relação ao clima e à quadra, após uma série de torneios na América do Sul.

"No primeiro jogo da chave, eu entrei um pouco mais nervoso por ser uma estreia. Daí conforme passa o torneio, você acaba pegando o ritmo de jogo, acertando e ajustando mais os golpes. O jogo está muito rápido aqui, a quadra está muito seca e a bola 'voa' bastante. Então nós temos que fazer mais forças para controlá-la. No segundo jogo, eu já estava mais solto e pude ganhar por 6/4 e 6/4. E hoje, joguei uma bela partida, mas contei com a sorte do meu adversário não ter rendido tudo o que poderia. Mas eu não tenho nada a ver com isso e aproveitei a minha chance", relatou Menezes.

O jogador natural de Uberaba/MG enfrenta amanhã o australiano Omar Jasika, único estrangeiro na semifinal, que bateu o japonês Jumpei Yamasaki. "Nunca o enfrentei antes, mas sei que ele é um jogador muito sólido dos dois lados. Canhoto, joga mais reto, sem efeito e saca muito bem. Então, eu tenho que estar atento, entrar concentrado, por que tenho condições de sair com a vitória", analisou Menezes, que entra em quadra após a primeira semifinal.

A partir das 10h, o paulista Marcelo Zormann, que bateu o holandês Tim Van Rijthoven por 2 sets a 0, com 7/6(5) e 6/2, terá pela frente o conterrâneo Orlando Luz, número 1 do Brasil no juvenil e 21o do ranking ITF. O pupilo de Larri Passos bateu o italiano Matteo Berrettini por 2 sets a 0, com parciais de 7/6(7) e 6/2.

"Foi uma vitória bem especial. Acho que entrei menos nervoso, mas não jogando tão bem. Mesmo tendo chovido, a quadra ainda estava rápida, o cara é muito alto e o jogo dele não te dá ritmo. Foi difícil entrar no jogo dele e consegui ir para o tiebreak sem perder saques. Teve a hora decisiva em que ele teve dois set points, mas fiquei esperando e acabei ganhando no erro dele. No segundo set, comecei a devolver da frente o saque e isso me ajudou bastante", afirmou Luz.

Na semana passada, Luz, de 16 anos, conquistou o Assunción Bowl e ressalta a confiança no seu jogo.

Orlando Luz está em busca do título no Banana Bowl e faz semi contra conterrâneo Marcelo Zormann

"Com certeza, isso [título no Paraguai] eleva um pouco a sua confiança. Vim fazendo uma boa gira nos torneios pela América Central e na América do Sul, fiz final na Venezuela, semifinal no Equador, quartas na Colômbia... Acho que isso é fruto de um trabalho que venho fazendo desde pequeno, a base que a gente faz, o físico, o trabalho mental... Você vê nesse momento a recompensa de tudo que fez. E o título no Paraguai me deu muita confiança. Agora, é aproveitar para amanhã, e principalmente pelo fato de termos três brasileiros já na semifinal", encerrou Orlandinho.

Da redação

Publicado em 21 de Março de 2014 às 22:06


Notícias Marcelo Zormann Banana Bowl Orlando Luz João Menezes simples 18 anos torneio Rio Preto