Lesões musculares

Saiba reconhecer as mais frequentes e o que fazer para tratá-las


fotos: Ron C. Angle

ATUALMENTE AS LESÕES musculares são muito frequentes na prática esportiva, seja no esporte amador ou em nível profissional. Elas podem ocorrer por vários fatores: erros de treinamento, sobrecarga de treinamento, preparo físico inadequado, "over use" (excesso de uso), falta de alongamento muscular, falhas no aquecimento e por traumas diretos.

O músculo é um tecido contrátil formado por proteínas microscópicas: a actina e miosina, que vão se agrupando formando estruturas maiores, as miofibrilas. Um conjunto de miofribrilas dá origem as fibras musculares que, por sua vez, dão origem aos feixes. E um conjunto de feixes formam os músculos propriamente ditos.

AS LESÕES MAIS FREQUENTES SÃO:

CÃIBRAS

São contrações musculares involuntárias, doloridas e de curta duração, que normalmente acometem os membros. Assim como o seu início, ela desaparece subitamente deixando a região acometida enrijecida. Nos episódios mais fortes, contudo, a musculatura pode ficar dolorida por alguns dias. No caso repetidas cãibras, mesmo na ausência de atividade física, procure orientação médica para investigar a causa, que pode ser de origem metabólica, neurológica ou vascular.

CONTRATURA MUSCULAR

Trata-se de uma dor muscular localizada, sem sinal de ruptura. Acomete com frequência um músculo que não foi alongado previamente, ou por uma sobrecarga além do suportado pela musculatura, mas insuficiente para causar um rompimento de suas fibras.

ESTIRAMENTO MUSCULAR

É uma lesão muscular indireta em que ocorre um alongamento das fibras musculares superior ao seu alongamento fisiológico, porém, sem causar ruptura. A região fica dolorida e a musculatura ao redor fica contraída, como mecanismo de proteção do corpo.

#Q#

DISTENSÃO MUSCULAR

É uma ruptura parcial do músculo, ocasionada por atividades de grandes esforços ou velocidade. Acomete normalmente a musculatura da panturrilha, coxa e braços, e tem como manifestações clínicas: dor intensa, diminuição da função muscular. Podem surgir hematomas na região e o clássico "sinal da pedrada" (descrita como a sensação de que você foi acertado por uma pedra).

CONTUSÃO MUSCULAR

Ocorre frequentemente nos esportes de contato decorrente de um trauma direto na musculatura. Dependendo da energia gerada pelo trauma, os danos musculares podem ser mais graves, desencadeando uma extensa área hemorrágica.

RUPTURA MUSCULAR

Trata-se de uma lesão muscular mais severa, em que ocorre o rompimento completo das fibras musculares ou de boa parte delas, resultando em perda completa ou de grande parte de sua função. Percebe-se à olho nu (dependendo do músculo envolvido) ou à palpação uma descontinuidade da musculatura acometida, além da presença de edemas, equimose e hematomas provocados pela hemorragia interna.

Independentemente do tipo de lesão muscular, o tratamento básico inicial é:

proteção do grupo muscular acometido
repouso
elevação do membro atingido
compressão da região
aplicação de gelo nas primeiras 24-72 horas.

A imobilização total da região acometida deve ser evitada, pois, como qualquer outro tecido, a musculatura irá atrofiar, levando à perda da função entre outras complicações. Estes pequenos cuidados prévios evitam a extensão da lesão. O grau do problema vai determinar a urgência em procurar o auxílio médico. É possível se prevenir dessas lesões que, por mais simples que possam parece, podem atrapalhar sua rotina de treino e, quando não tratadas de modo correto, podem evoluir para condições clínicas mais sérias.

O tratamento fisioterapêutico, que inclui um trabalho de analgesia, cicatrização, ganho de mobilidade, ganho de força, aumento da resistência muscular e treino proprioceptivo são de extrema importância para a reabilitação e retorno ao esporte com segurança.

A manutenção de um bom alongamento, atividade física realizada sob orientação de um profissional capacitado, hidratação e alimentação adequadas, preparo físico e treinamento adequado são pequenos cuidados que podem prevenir o surgimento dessas lesões e garantir a prática do seu esporte com segurança, saúde e divertimento.

*Contribuiram os fisioterapeutas Henrique Moreno e Lior Milgrom

Ricardo Takahashi - Membro fundador da SONAFE, sócio-diretor do www.fisioesporte.com.br e fisioterapeuta da Copa Davis
ricardohtakahashi@gmail.com
Claudia Tamachiro

Publicado em 12 de Novembro de 2009 às 07:31


Preparação Física/Fisioterapia

Artigo publicado nesta revista