Estraga-prazer

Gulbis é o tenista de melhor aproveitamento nos break points convertidos de 2013

Em 36 jogos, letão conseguiu quebrar o serviço do adversário em 102 de 213 oportunidades (taxa de 48%), seguido de Nikolay Davydenko e Rafael Nadal, ambos com 46%


Em 2013, Gulbis é o adversário que nenhum sacador queria ter do outro lado da rede

Cuidado quando se deparar com Ernests Gulbis na devolução em um placar (__/40). O tenista letão lidera as estatísticas da ATP em número de break points convertidos ao longo da temporada, capitalizando 102 de 213 oportunidades com uma taxa recorde de 48% nas suas 36 partidas em 2013.

O espanhol Rafael Nadal, quarto do ranking, criou 416 chances de quebra nessa temporada e ocupa atualmente a terceira posição com a conversão de 46%, atrás de Gulbis e do russo Nikolay Davydenko, que converteu 94 de 204 oportunidades (também com 46%) nos 33 jogos que disputou ao longo do ano. 

O japonês Kei Nishikori (45%) e Juan Monaco, Florian Mayer, Ivan Dodig, Jo-Wilfried Tsonga, David Ferrer - esses últimos com 44% - e Nicolas Almagro, com 43%, completam a lista do top 10 dessa estatística. 

Confira toda a lista detalhada!!

Atual número 38 do ranking da ATP, Gulbis vem fazendo uma excelente temporada, com um recorde de 24 vitórias e 12 derrotas. Além de vencer o ATP de Delray Beach, em fevereiro, o letão mostrou grande performance contra Nadal nos Masters 1000 de Indian Wells e Roma, levando o jogo para o terceiro set em ambas as ocasiões. Na Itália, Gulbis criou nove chances de quebra contra Rafa, concretizando quatro delas.

No triunfo contra o sérvio Janko Tipsarevic (número 9 do mundo) em Indian Wells, Gulbis converteu cinco das oito chances de quebra para levar a melhor por maiúsculos 6/2 e 6/0. Em Wimbledon, antes de Tsonga abandonar a partida no quarto set, o letão havia derrubado o serviço do 8° do mundo três vezes num total de oito chances de quebra.

Até hoje, Gulbis nunca conseguiu terminar a temporada no top 10 no quesito break points convertidos. É o seu grande destaque em 2013, mas ele também está tendo uma ótima performance nos pontos vencidos com o 1° saque, alcançando a marca de 77% nos primeiros sete meses do ano - o sexto melhor na categoria (o canadense Milos Raonic lidera essa estatística).

Fique por dentro também das demais estatísticas!

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 31 de Julho de 2013 às 15:55


Notícias Ernests Gulbis quebra serviço aproveitamento taxa Rafael Nadal 2013