Final da FedCup ocorre neste fim de semana

Rússia e República Tcheca se enfrentam em cinco jogos para definir o país campeão da versão feminina da Copa Davis


Disputada todo final de ano, a FedCup é considerada a Copa Davis do tênis feminino. A atual edição do torneio ocorre na cidade de Praga, na República Tcheca, país que poderá assistir de perto a suas tenistas disputarem o título da competição contra a Rússia. A final entre as anfitriãs e o time russo ocorrerá sábado e domingo próximos, dias 14 e 15, respectivamente.

 

O país sede é o atual campeão. Venceu a Alemanha por 3 a 1 no ano passado. A partir de amanhã, a República Tcheca faz sua décima final, das quais perdeu apenas uma, para o Estados Unidos, ainda como Tchecoslováquia, em 1986. Também por isso é tida como favorita para vencer o duelo.

 

A Rússia, por sua vez, já venceu a FedCup em quatro oportunidades. Dentre as mais recentes estão as vitórias de 2007 e 2008 em cima de Espanha e Itália, respectivamente, ambas por 4 a 0. O país também alcançou a final outras quatro vezes. Na mais recente, perdeu o título para a Itália, em 2013, também por 4 a 0. 

 

O favoritismo tcheco pode ser explicado quando se comparam as equipes. A nação anfitriã tem três tenistas que figuram entre as 20 melhores do mundo: Petra Kvitova (6ª), Lucie Safarova (9ª) e Karolina Pliskova (11ª). Já o time russo possui, apenas, Maria Sharapova (4ª).  Se considerar o ranking de duplas, entretanto, a vantagem troca de lado: Elena Vesnina (8ª) e Ekaterina Makarova (10ª) contra Safarova (4ª).

 

Quando questionado sobre o favoritismo da equipe, o técnico tcheco, Pert Pala, foi cauteloso, disse não haver favorito e que a série está em aberto. Apesar disso, o retrospecto entre os países também aponta vantagem à República Tcheca: das duas finais que fizeram, venceram ambas – em 1988, em Melbourne, Austrália; e em 2011, na própria capital russa, Moscou.

 

A ordem dos confrontos foi decidida mediante sorteio realizado, hoje, na antiga prefeitura de Praga. O primeiro jogo será sábado, às 11h, entre Petra Kvitova (CZE) e Anastasia Pavlyuchenkova (RUS). Seguido pelo jogo entre Karolina Pliskova e Maria Sharapova. As disputas de domingo ainda podem sofrer mudanças, mas, a princípio, serão:

Petra 
Kvitova  x  Maria Sharapova

Karolina Pliskova  x  Anastasia Pavlyuchenkova

Lucie Safarova/Barbora Strycova  x  EkaterinaMakarova/Elena Vesnina



A jogadora tcheca Lucie Safarova recebeu o FedCup Heart Award em reconhecimento à sua boa atuação e comprometimento com sua equipe e país durante a competição. Um cheque no valor de US$10.000 foi entregue a ela pelo próprio presidente da ITF (Federação Internacional de Tênis), David Haggerty.

 

A República Tcheca vem de vitória sobre a França por 3 a 1. Caso o país vença, se firmará, ainda mais, como segundo maior vencedor do torneio – atrás, somente, dos Estados Unidos, com 17 títulos. A Rússia ganhou na outra semifinal da Alemanha por 3 a 2. Se levar o troféu, empata com a Espanha em número de títulos, em quarto lugar. Além de devolver o gosto amargo que tem uma derrota, em casa, na final da FedCup.

Da redação

Publicado em 13 de Novembro de 2015 às 15:10


Notícias FedCup Sharapova Safarova República Tcheca Rússia