Caminho diferente dos pais

Filho de Agassi e Graf vai representar Alemanha em torneio mundial de beisebol

Jaden Agassi vem construindo carreira num esporte bem diferente do caminho que os pais trilharam


Um possível grande talento do Tênis que apostou em outra modalidade chamou a atenção dos fãs de esporte na última semana. Na quinta-feira (13) foram anunciadas as convocações de algumas seleções para a disputa da etapa qualificatória do World Baseball Classic, considerada a Copa do Mundo do beisebol. Entre os países que vão disputar a vaga está a Alemanha, que trouxe na lista de atletas um sobrenome bastante conhecido dos amantes do Tênis: Agassi.

Jaden Agassi tem 'pedigree' no Tênis, mas escolheu o beisebol para seguir carreira de atleta | Foto: Lyn Golden

Jaden Agassi tem 'pedigree' no Tênis, mas escolheu o beisebol para seguir carreira de atleta | Foto: Lyn Golden

A história de Jaden Agassi, 23 anos, não é nova, e o atleta já foi bastante ilustrado em matérias e postagens de redes sociais sobre a relação com um esporte diferente dos pais. Ele é filho de André Agassi e Steffi Graf, ambos tenistas profissionais da prateleira mais alta da história do esporte. Juntos, Graf e Agassi contabilizam duas medalhas de ouro olímpico e 30 Grand Slams, além de dezenas de títulos por diversos tours da ATP e WTA.

Jaden, que é nascido em Las Vegas - EUA, seguiu a linhagem e busca ser atleta profissional. Porém o esporte não é o dos pais, e sim o beisebol, considerado o ‘passatempo da América’ - uma alcunha bastante popular para uma das modalidades mais antigas e tradicionais nos Estados Unidos.

Dificuldade em manter a bolinha entre as linhas mostrou caminho no beisebol

O beisebol, de acordo com o próprio jovem, foi (e é) uma ‘paixão à primeira vista’, como descrito em uma entrevista cedida à Major League Baseball há alguns anos. Ele começou como criança, seguiu no esporte durante a adolescência, e chegou a jogar em ligas colegiais - atuou pelos Trojans, da Universidade do Sul da Califórnia, uma das mais tradicionais do College estadunidense.

Hoje, Agassi atua em uma liga preparatória para jovens talentos, a MLB Draft League. Por lá estão muitos dos que serão as escolhas do chamado draft da MLB - quando as franquias profissionais escolhem atletas universitários, independentes ou do colegial para firmar contratos de longa duração. Embora não seja fundamental, este é o primeiro passo tomado pela grossa maioria dos atletas que chegam ao nível mais alto da principal liga de beisebol no mundo.

Jaden poderia já ter sido escolhido em drafts anteriores, uma vez que esteve disponível em 2023 e 2024. Os números como arremessador são bons para os padrões de idade e experiência, mas a oportunidade ainda não veio. Até lá, Agassi aproveitará oportunidades ‘alternativas’, tal qual a representação de um país no chamado Clássico Mundial de Beisebol.

A relação com a Alemanha é familiar, uma vez que a mãe Steffi vem de lá. Pelas regras do World Baseball Classic, há muitas ligações que permitem um atleta representar um país, sendo a familiar a mais comum e fácil - além dela, residentes e refugiados, assim como netos e bisnetos também podem atuar por uma nação mesmo sem ter nascido por lá.

Disputa para os alemães será difícil

A Alemanha de Agassi vai disputar uma de duas vagas disponíveis via classificatória, que acontecerão a partir do dia 02 de março em Tucson, no Arizona - EUA. O grupo é composto, além dos alemães, pelo Brasil, China e Colômbia. Serão pelo menos três partidas (e uma quarta que será ‘repescagem), em que os dois melhores colocados avançam para a competição principal em 2026.

Agassi vai representar a seleção da Alemanha em importante competição internacional | Foto: Don Liebig

Agassi vai representar a seleção da Alemanha em importante competição internacional | Foto: Don Liebig

O desafio é considerado grande - os colombianos são os atuais campeões panamericanos e figuram entre as ‘escolas’ emergentes no beisebol mundial. O Brasil ficou com a prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, mas conta com um plantel recheado de atletas que atuam profissionalmente nas principais ligas do mundo.

Foto de capa: John McGillen/USC Athletics

Felipe Martins

Publicado em 17 de Fevereiro de 2025 às 23:43


Notícias Agassi beisebol World Baseball Classic Jaden Agassi Steffi Graf