ATP

Federer salva dois match points, despacha Monfils e desafia Thiem nas quartas em Madri

Suíço esteve perto da derrota, mas conseguiu se salvar para avançar no torneio


Federer busca o 4º título na capital espanhola (Foto: Reprodução Twitter/Madrid Open)

Roger Federer (3º) sofreu, precisou salvar dois match points, mas avançou às quartas no Masters 1000 de Madri. Nesta quinta-feira, ele superou Gael Monfils (18º) em duelo tenso, com parciais de 6/0, 4/6 e 7/6(3).

Após aplicar pneu em 18 minutos no primeiro set e indicar uma vitória tranquila, o suíço viu o adversário crescer, reequilibrar o jogo e ter dois match points no 12º game do terceiro set. Ainda assim, o ex-número 1 do mundo mostrou sua força mental para ganhar a partida.

Leia mais:

Djokovic supera 'freguês' em sets diretos e alcança as quartas de final em Madri

Adeus, Ferrer! Espanhol começa bem, mas é superado por Zverev e se aposenta das quadras

No primeiro set, domínio absoluto de Federer, que em 18 minutos finalizou com pneu. Contando com muitos erros do francês (foram 15 ao longo da parcial), o suíço nem precisou jogar seu máximo para fechar em 6/0.

A segunda parcial começou completamente diferente. Monfils entrou no jogo e, rapidamente, abriu 3/0. Aos poucos, Roger se reencontrou e, no sétimo game, devolveu a quebra. Porém, no momento decisivo, o suíço errou demais, e Gael acabou definindo em 6/4, forçando o desempate.

Confira o momento em que Federer define a suada vitória sobre Monfils:

E o terceiro set começou com Monfils em vantagem, logo abrindo 3/0. Ele manteve a margem até o sétimo game, quando viu Federer quebrar para reequilibrar a partida. Sacando em 5/6, o suíço precisou salvar dois match points, mas confirmou e forçou o tiebreak.

No desempate, o domínio de Roger foi completo. Gael começou com dupla-falta e, depois disso, viu o suíço abrir 6/1. Monfils ainda chegou a diminuir para 6/3, mas não foi o suficiente.

Thiem elimina Fognini

Thiem chegou à decisão em Madri em 2018 (Foto: Reprodução Twitter/ATP)

Nas quartas de final, o rival de Federer será ninguém menos do que o embalado Dominic Thiem (5º). Em sets diretos, ele despachou o italiano Fabio Fognini (12º), com parciais de 6/4 e 7/5.

Com a vitória,  austríaco atingiu a marca de sete triunfos seguidos no saibro. Ele vem de título no ATP 500 de Barcelona, com direito a vitória sobre Rafael Nadal.

Em cinco duelos, a vantagem no confronto direto é de Thiem contra Federer. Ele venceu três vezes, contra duas do suíço. No único jogo no saibro, triunfo do austríaco em Roma 2016.

+ Confira as principais notíciais sobre Roger Federer

Da redação

Publicado em 9 de Maio de 2019 às 13:13


Notícias Roger Federer Gael Monfils Masters 1000 de Madri