ATP Tour

Federer perde para Rublev em sets diretos e é eliminado do Masters de Cincinnati

Jovem russo comandou o jogo com o saque e foi o responsável pela 6ª derrota de Roger na temporada


Foto: Divulgação

Andrey Rublev surpreendeu Roger Federer nesta quinta-feira (15) e ficou com a classificação para as quartas de final do Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos. Jovem russo de 21 anos, ele derrotou o suíço em sets diretos, com parciais de 6/3 e 6/4 em 1h01.

Leia mais:
Algoz de Federer, Rublev sofreu com lesões e chegou a entrar em depressão antes voltar ao circuito

Federer recebeu US$86 milhões em patrocínios no último ano; veja a lista

Esta foi apenas a sexta derrota de Federer na temporada. Antes de Rublev, que ocupa a 75ª colocação do ranking da ATP, o tenista de 38 anos só havia sido derrotado pelo grego Stefanos Tsitsipas (Australian Open), o austríaco Dominic Thiem (nos Masters de Indian Wells e de Madri), o espanhol Rafael Nadal (Roland Garros) e o sérvio Novak Djokovic (Wimbledon). Todos os tenistas estão no top 10 da lista atualmente.

Foto: Divulgação/ATP Tour

Andrey consegue assim a primeira classificação para as quartas de um Masters 1000. Sua melhor campanha até então havia sido nos torneios de Miami e Indian Wells deste ano, quando parou nas oitavas.

Na próxima fase, Rublev irá enfrentar seu compatriota Daniil Medvedev, oitavo melhor tenista do mundo. Mais cedo, Daniil derrotou o alemão Jan Lennard Struff por 6/2 e 6/1 em 1h05.

O jogo

Federer foi quebrado logo em seu primeiro game de saque, rendendo assim a vantagem de 2 a 0 para Rublev. O experiente tenista aproveitou a terceira de suas chances de quebra para descontar logo na sequência e diminuiu a distância.

O suíço, entretanto, seguiu sem conseguir impor a força de seu saque, ao ponto que teve apenas 58% dos pontos vencidos enquanto sacava com a 1ª bola. Sem pestanejar, Rublev manteve a intensidade e anotou mais uma quebra, abrindo 3 a 1. o jogo seguiu com confirmações de saques para ambos os tenistas até Andrey finalizar o set.

Na volta à quadra para a segunda etapa, ambos os tenistas não foram ameaçados no saque em seus saques durante os seis primeiros games. Rublev, que até então havia vencido todos os 7 pontos disputados com seu 1º saque e 71% com o segundo, viu um Federer inconstante oscilar e oferecer um break point, rapidamente aproveitado por ele, que marcou 4/3.

Confiante, ele venceu o game seguinte, mas viu o número #3 do mundo confiar no saque para diminuir. Bem no saque, ele liquidou o placar, Ao todo, Federer cometeu 19 erros não forçados na partida, três vezes mais que o oponente.

Confira os melhores momentos da partida:

Da redação

Publicado em 15 de Agosto de 2019 às 17:45


Notícias Roger Federer Andrey Rublev Masters de Cincinnati