Foco Principal

Federer não liga para recorde de Sampras como número 1: "Minha vida não vai mudar"

Suíço foi líder da ATP por 285 semanas, uma a menos do que lenda norte-americana; bater marca não é uma das suas prioridades em 2012


Na mesma entrevista à AFP em que declarou que acredita ter chances de voltar à líderança do ranking até o Aberto do EUA, o suíço Roger Federer reafirmou que não é uma das suas prioridades para 2012 bater o recorde de semanas como número 1, pertencente ao norte-americano Pete Sampras (286 semanas).

Ron C Angle (TPL)
Federer não faz muita questão de bater recorde de semanas como número 1 de Sampras
Federer, que abocanhou 16 títulos de Grand Slam - sendo que o último caneco aconteceu no Aberto da Austrália em 2010 -, tem apenas uma semana a menos do recorde de "Pistol Pete", porém disse que sua vida não vai mudar caso ultrapasse o rival, que enfrentou uma vez pelo circuito profissional (Wimbledon/2001).

"Seria bom ter o recorde, mas minha vida está bem sem ele", declarou Federer. "Pete é meu amigo, não preciso quebrar todos os recordes dele. Se eu fizer tudo certo, terei recompensas. Se não, tudo bem", completou o suíço.

A última vez que Federer liderou o ranking da ATP aconteceu em junho de 2010, quando foi superado por Rafael Nadal. Em 2011, Novak Djokovic surpreendeu a todos e desbancou Rafa como líder hegemônico da entidade.

Outro recorde que Federer persegue é o número de títulos em Wimbledon, que mantém Sampras e o britânico William Renshaw, ambos possuem sete canecos no All England Club. Pete tem também a marca de maior número de temporadas consecutivas como número 1 (seis, de 1993 a 1998), contra quatro de Federer (2004 a 2007).

Confira mais notícias sobre Roger Federer...

+ Com vaga direta nas quartas, Federer aproveita dia de folga para passear por Roterdã

+ Finalistas em 2011, Djokovic e Federer se preparam para forte ATP 500 de Dubai

+ Em coletiva, Federer se diz mal-interpretado por críticas a Wawrinka na Copa Davis

+ Após vexame na Davis, Federer reclama de quadra e Wawrinka também é alvo de críticas

+ Em ano de Olimpíada, Federer não esconde decepção com recusa de Hingis para as duplas mistas

ESPECIAL:Para 2016 e além - Escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 tem tudo para transformar o esporte no Brasil. É o que o tênis quer (e precisa) (Confira!)

Da redação

Publicado em 27 de Fevereiro de 2012 às 12:54


Notícias