Federer busca fim de temporada com liderança do ranking: "Número 1 do mundo é tudo em nosso esporte."

Com 33 anos, o suíço pode se tornar o tenista mais velho a conseguir chegar ao topo da ATP


federer

Roger Federer conquistou seu 6º título do ATP 500 da Basileia

Dentro de casa, Roger Federer conquistou o título do ATP 500 de Basileia e se aproximou ainda mais de Novak Djokovic pela liderança do ranking da ATP. O número 2 do mundo não deu chances ao jovem David Goffin e em apenas 51 minutos venceu o belga por 6/2 e 6/2, esse foi o quinto título do suíço na temporada.

Com o título na Basileia, Federer contabiliza 9.280 pontos no ranking de simples contra 11.510 do sérvio. Defendendo os títulos em Paris e do ATP Finals, Djokovic precisará manter seus pontos ou pode ser ultrapassado por Federer ainda neste ano, caso o suíço seja campeão do Finals e Paris, o "trintão" Roger Federer pode terminar o ano como número 1 do mundo aos 33 anos, batendo o recorde de Ivan Lendl e André Agassi que ocuparam o posto aos 29 anos.

"Seria muito especial recuperar a primeira posição. Ser o número 1 do mundo é tudo em nosso esporte. Com o ano que eu tive e a quantidade de finais que eu joguei, o nível de tênis que joguei, eu estou satisfeito de ver que tenho uma oportunidade," comentou o tenista após a final da Basileia. "Ter uma chance e chegar lá são duas coisas separadas. Tenho certeza que Novak estará muito motivado, após o nascimento de seu filho. Eu estou muito feliz por ele. As próximas semanas serão muito interessantes."

Se o suíço conseguir ultrapassar Novak Djokovic neste ano, além de ser o tenista mais velho a chegar no topo do ranking da ATP, Federer será o primeiro tenista a terminar o ano na primeira colocação do tênis masculino sem vencer nenhum Grand Slam desde o americano John McEnroe em 1982.

Da redação

Publicado em 27 de Outubro de 2014 às 15:26


Notícias Roger Federer Federer Novak Djokovic Djokovic Goffin