Disputa

Favoritos, Feijão e Rogerinho lideram legião brasileira no quali do US Open a partir desta terça-feira

Seis representantes tentarão vaga na chave em Nova York, com destaque para Ana Clara Duarte, que busca derrubar longo jejum no feminino


Divulgação/Site Oficial
Feijão é o cabeça de chave número 1 do qualifying do US Open e precisa de três vitórias para avançar à chave principal
O US Open, último Grand Slam da temporada, dará sua largada nesta terça-feira nas quadras rápidas do complexo Billie Jean King, em Flushing Meadows, com a chave qualificatória, que dará vaga para 16 jogadores no masculino e feminino que vencerem três partidas no total. E, como é sempre de costume, os brasileiros marcam presença na fase prévia em Nova York, com destaque para João Olavo Souza, o Feijão.

Rogerinho também aparece como favorito e jájoga nesta terça-feira em NY
O paulista de Mogi das Cruzes, que recentemente furou pela primeira vez a barreira do top100, será o principal cabeça de chave. Atual número 90 do ranking (mas não estava entre os 104 melhores na semana em que se fechou o corte para a chave principal), Feijão estreia diante do tcheco Jan Mertl, 266º da ATP. Os dois nunca se enfrentaram antes e farão o jogo apenas na quarta-feira.

Número 3 do país, o paulistano Rogério Dutra da Silva, atual número 112 do ranking, foi designado como quinto favorito em Nova York e encara o francês Clement Reix, 252º do mundo. Os dois tenistas buscam pela primeira vez disputar a chave principal de um Grand Slam e farão o primeiro jogo da quadra 6, que começa por volta de meio-dia, no horário de Brasília.

Ron C Angle (TPL)
Julinho passou o quali do US Open em 2010 e tenta repetir a dose esse ano
O Brasil ainda terá a participação de Júlio Silva, 165º e que passou o qualifying americano em 2010. Julinho, cabeça 32, desafia o colombiano Robert Farah, 282º do ranking. O colombiano lidera o retrospecto ao ter vencido no Challenger de Salvador na temporada passada. O paulista de Jundiaí tenta dar o troco no quarto e último jogo da quadra 16, que deve começar por volta das 17h.

Ricardo Hocevar, que furou o quali do Aberto da Austrália no ano passado e chegou à ultima rodada em NY, medirá forças contra o australiano Marinko Matosevic, cabeça 22 e 141º da ATP. O brasileiro lidera o confronto direto por 1 a 0, já que derrotou o oponente em um Future, em 2008. O jogo deverá ocorrer apenas na quarta-feira.

O carioca Fernando Romboli, 247º da ATP, se junta à luta dos compatriotas e encara na estreia o tunisiano Malek Jaziri, 184º, pela primeira vez na carreira. Os dois jogam já nesta terça a partir das 19h, na quadra 6.

Divulgação/Facebook
Em NY, Ana Clara Duarte disputa seu primeiro quali de torneio Grand Slam
E, finalmente, a carioca Ana Clara Duarte marca sua presença na chave feminina, seu primeiro torneio qualificatório em um Grand Slam. A número 234 do ranking da WTA já estreia nesta terça-feira diante da francesa Claire Feuerstein, 221ª colocada, em confronto inédito no circuito..

Desde 1993, quando Andrea Vieira disputou o mesmo US Open, o Brasil não conta com uma representante na chave principal de um evento deste porte. Recentemente, quem mais se aproximou de tal feito foi a catarinense Nanda Alves, que em 2005 perdeu na última rodada do quali em Flushing Meadows e também em Roland Garros.

Lembrando que Thomaz Bellucci e Ricardo Mello já estão garantidos na chave principal do Major novaiorquino. O pupilo de Larri Passos aguarda ainda duas desistências para herdar a condição de cabeça de chave do torneio, enquanto que Mello saiu essa segunda do grupo dos 100 melhores, mas havia entrado na chave pelo ranking do mês passado.

PROGRAMAÇÃO DE TERÇA-FEIRA - US OPEN Qualifying 2011

QUADRA 6 - 1st Round

12h - Rogério Dutra da Silva (BRA) [5]  vs  Clement Reix (FRA)

QUADRA 9 - 1st Round

14h - Ana Clara Duarte (BRA)  vs  Claire Feuerstein (FRA)

QUADRA 16 - 1st Round

17h - Julio Silva (BRA) [32]  vs  Robert Farah (COL)

QUADRA 6 - 1st Round

19h - Fernando Romboli (BRA)  vs  Malek Jaziri (TUN)

Confira mais notícias sobre o tênis brasileiro...

Novo usuário do Twitter, André Sá recebe boas vindas de Guga e Cia

Em busca de estrear nos Majors, Feijão lidera brasileiros no quali do US Open

Orgulhoso, Pardal vibra com ascensão de Feijão: "Agora é a parte legal do circuito"

Fora de Washington, Bellucci lamenta: "Errei mais do que devia"

ESPECIAL:Reformulação - Qual o futuro do tênis masculino brasileiro? Quais serão os nomes que vão nos representar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro? A Revista TÊNIS pediu que especialistas apontassem nomes de tenistas que provavelmente estarão nos representando bem nos próximos anos.  (Confira!)

Da redação

Publicado em 22 de Agosto de 2011 às 17:58


Notícias