Definição

Rogerinho se junta a Mello no Pan-Americano e Brasil vê poucas chances de contar com Bellucci

Capitão João Zwetsch confirmou presença do segundo brasuca em Guadalajara e último escolhido será revelado após a Copa Davis


O capitão João Zwetsch já definiu dois dos três representantes brasileiros nos jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Na manhã desta sexta-feira, ele confirmou que Rogério Dutra da Silva estará ao lado de Ricardo Mello no México.

Convocado na Davis, Rogerinho também foi confirmado no Pan-Americano de Guadalajara

Thomaz Bellucci, por sua vez, ainda não tomou uma decisão, mas tem poucas chances de participar. "O Ricardo e o Rogério já estão dentro. O terceiro, vamos definir até o final da Copa Davis", disse Zwetsch.

Convocado para o confronto com o Uruguai entre os dias 8 e 10 de julho, João Souza, o Feijão, é o favorito para completar a equipe. "O objetivo é levar um time competitivo e com chances de ganhar medalha", afirmou o capitão.

Ron C Angle (TPL)
Mello já havia assegurado seu lugar nos Jogos do México
Além da disputa em simples, serão realizadas competições de duplas e duplas mistas no Pan, que começa no dia 14 de outubro. Cada país pode inscrever três representantes e o campeão ganha preferência na briga por um lugar na Olimpíada de Londres-2012. A ideia de Zwetsch é convocar um trio de especialistas em simples e formar as parcerias a partir deles.

Aos 27 anos, Rogerinho ocupa o 134º posto da lista mundial, seu recorde, e recebeu a primeira convocação para a Davis. Em alta, ele demonstra empolgação com a chance de também representar o País nas quadras duras de Guadalajara, localizada a 1560m de altitude, mesmo impossibilitado de pontuar no ranking da ATP.

"Defender as cores do Brasil é muito valido em qualquer ocasião, independente dos pontos. Eu já fiz boas campanhas em lugares altos, como Quito e Bogotá. Acho que não vai ser um problema tão grande se adaptar com a altura. Chegando um pouco antes para treinar, não tem problema", afirmou.

Zwetsch chegou a consultar Bellucci e Larri Passos sobre a possibilidade de participar dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. A dupla ainda não definiu uma posição, mas o atual 28º colocado no ranking mundial admite que dificilmente aceitará a proposta.

Bellucci admite ser difícil representar o Brasil no Pan-Americano de Guadalajara
"Boa pergunta (risos). Ainda estamos conversando e não decidimos. Eu acho que tem poucas chances, porque o calendário está bem difícil para a gente e vai pegar uma semana que prejudicaria muito o nosso calendário. Por isso, a chance de eu ir é pequena", afirmou.

Os ATP 500 de Pequim e Tóquio, além do Masters 1000 de Xangai, também são realizados na primeira quinzena de outubro. Desta forma, a tendência é que Bellucci priorize a possibilidade de pontuar no ranking mundial e descarte o Pan-Americano.

Nas duas últimas edições do campeonato, os brasileiros souberam explorar o nível técnico para garantir a medalha de ouro. Depois de Fernando Meligeni triunfar em Santo Domingo-2003 com direito a vitória sobre o chileno Marcelo Rios na decisão, Flávio Saretta foi campeão no Rio de Janeiro-2007.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Com chances de Londres/2012Mello garante motivação para disputa do Pan

Sem surpresas, Pablo Cuevas lidera time uruguaio contra o Brasil na Davis

Del Potro exalta vitória em retorno a Roland Garros e admite não pensar em duelo comDjokovic

Mello visa preparação para Wimbledon e confirma participação no ATP de Hertogenbosch

Sem temer torcida, Baghdatis afirma que jogo contra Nadal "será mais mental"

ESPECIAL: Para 2016 e além - Escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 tem tudo para transformar o esporte no Brasil. É o que o tênis quer (e precisa) (Confira!)

Da redação

Publicado em 1 de Julho de 2011 às 17:21


Notícias