Potencial

Ex-treinador, Zwetsch prevê Bellucci no top10 e declara: "Tem um pouco do meu trabalho ali"

Capitão brasileiro da Davis pregou paciência a jogador, que ainda mostra instabilidade, e acredita que atleta chegará entre os melhores


Capitão João Zwetsch já foi treinador de Bellucci e o quase levou ao top20 do ranking
Depois de trabalhar ao lado de João Zwetsch durante quase duas temporadas, Thomaz Bellucci passou a ser treinado pelo renomado Larri Passos, ex-técnico de Gustavo Kuerten, em dezembro do ano passado.

Nesta temporada, paulista trabalha ao lado do consagrado Larri Passos
No período de cerca de dois anos, Zwetsch viu o pupilo alcançar o 21º posto da lista, seu recorde. Antes de ganhar o título em Gstaad-2009 e Santiago-2010, ele foi vice-campeão do ATP 250 da Costa do Sauípe-2009. Na semana que antecedeu a etapa de São Paulo da Copa Petrobras do ano passado, Bellucci criticou os técnicos brasileiros em geral, poupando apenas Zwetsch e Larri. Dois dias depois, citou sua queda de rendimento no segundo semestre e anunciou a dispensa do então treinador. 

Ainda assim, o comandante anterior se sente um dos responsáveis pela evolução atual do antigo pupilo. "Tem um pouco do meu trabalho ali. Assim como também tem um pouco do trabalho dos que estiveram com ele antes de mim, além, é claro, do trabalho do Larri. São ciclos, a gente tem ciclos de trabalho", afirmou Zwetsch, atual capitão do Brasil na Copa Davis, que trabalhou com Bellucci entre novembro de 2008 e outubro de 2010.

"Nosso trabalho terminou de uma maneira vitoriosa, com resultados expressivos e o melhor ranking da carreira dele. O Thomaz é um garoto muito determinado, apesar de ser tímido. Às vezes, as pessoas não entendem muito bem. Ele é um garoto muito legal e tem potencial para ser top10", apostou Zwetsch.

Em Madri, Bellucci conseguiu seu melhor desempenho com as semifinais do Masters espanhol
Em 2011, o técnico vê efeitos do aprendizado do jogador na última temporada. "Em 2010, pela primeira vez ele jogou o circuito inteiro de alto nível. Foi um ano em que ele adquiriu uma bagagem interessante. Agora, é o ano de colocar isso em prática e impor um pouco mais a condição dele como grande jogador que é", analisou.

Com Larri, Bellucci venceu um top10 pela primeira vez após nove tentativas frustradas ao superar o espanhol Fernando Verdasco, então nono do mundo, no ATP 500 de Acapulco. No Masters 1000 de Madri, ele bateu seu recorde em torneios do nível ao cair na semifinal após ganhar do britânico Andy Murray e do tcheco Tomas Berdych, mais dois jogadores entre os 10 primeiros.

Mesmo com oscilações no ano, Bellucci ganha apoio de ex-treinador
"Esse resultado em Madri com certeza vai ajudar muito o Thomaz, essa barreira que ele quebrou de ir mais adiante em torneios desse nível. Ele está num ótimo caminho e todos sabem que o Larri tem competência suficiente para encaminhá-lo da melhor forma", disse Zwetsch, que conversou com a dupla recentemente em Roland Garros.

Mesmo com todos os elogios, Bellucci ainda faz uma temporada irregular. Dos 13 torneios que disputou no ano de 2011, em oito ele foi eliminado por adversários com rankings mais elevados. Para Zwetsch, o cenário está dentro do esperado após a troca de comando.

"É uma mudança de trabalho e existe um tempo de adaptação. É uma questão de afinar a relação com o Larri para que ele sinta confiança de dar mais um passo adiante. Daqui a pouco, minha expectativa é que ele supere as dificuldades que vem enfrentando, principalmente as emocionais, e tenha uma condição psicológica mais constante, porque isso naturalmente vai elevar o nível do jogo dele", encerrou o técnico.

Jovem Guilherme Clezar é o novo pupilo de Zwetsch e já está próximo dos 400 melhores do mundo
Após o final da parceria com Bellucci, Zwetsch passou a treinar o jovem Guilherme Clezar dentro de um projeto da Confederação Brasileira de Tênis voltado aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Apesar do pouco tempo de trabalho ao lado do capitão do Brasil na Davis, o tenista de 18 anos deu um salto significativo no ranking da ATP.

Sob o comando de Zwetsch, Clezar conquistou os dois primeiros Futures de sua carreira de forma consecutiva no final do último mês de maio. Em janeiro, ele ocupava o 760º posto da lista. Agora, é o 405º, de longe a mais alta marca.

Confira as últimas notícias sobre Thomaz Bellucci...

Bellucci celebra vitória em estreia na grama e se prepara para duelo contra Nadal

Popstar em ParisBellucci ignora comparações com Guga e quer ser agressivo para baterGasquet

Palmeirense roxo, Bellucci aposta em placar "típico do tênis" para classificação do time na Copa do Brasil

Após pensar em W.O., Bellucci culpa cansaço por derrota e já pensa em Roland Garros

Vitória histórica de Bellucci ganha repercussão na imprensa internacional

ESPECIAL:  Thomaz Bellucci - Relembre a entrevista do número um do Brasil para a Revista TÊNIS  (Confira!)

Da redação

Publicado em 8 de Junho de 2011 às 08:16


Notícias