Luto

Ex-top 50, britânica Elena Baltacha não resiste a câncer e falece aos 30 anos

Ex-tenista foi diagnosticada com tumor maligno no fígado em janeiro. Marido e presidente da Federação Britânica de Tênis expressaram seus sentimentos


Londres (Reino Unido) - A ex-tenista britânica Elena Baltacha faleceu no último domingo devido a um câncer no fígado, descoberto em janeiro. A ucraniana de nacionalidade britânica tinha 30 anos e se aposentou do circuito no ano passado por causa de um problema crônico no mesmo órgão.

Baltacha chegou a ser top 50 do ranking da WTA e disputou as Olimpíadas de Londres em 2012

Baltacha chegou a ser a número 49 do ranking da WTA e foi, por muito tempo, melhor jogadora do Reino Unido, disputando, entre tantas competições, as Olimpíadas de Londres em 2012. Aos 19 anos, a atleta foi diagnosticada com colangite esclerosante primária, uma doença crônica do fígado que afeta a imunidade.

"Estamos de coração partido com a perda de nossa linda, talentosa e determinada Bally [apelido de Baltacha]. Ela foi uma pessoa incrível e inspirou muitas pessoas, com sua energia e bondade", disse o marido Nino Severino, em comunicado.

Presidente da Federação Britânica de Tênis, Iain Bates lamentou: "Perdemos uma luz brilhante do coração do tênis britânico. Um verdadeiro exemplo, uma grande competidora e uma grande amiga. Temos tantos momentos especiais para guardar, mas isso deixa um vazio em todo o tênis britânico e feminino. Nossos pensamentos estão com Niño (marido de Baltacha) e o resto de sua família. Vamos sentir saudades, Bal".

Baltacha tinha uma academia de tênis para ajudar crianças de todas as classes sociais. Andy Murray e Martina Navratilova programaram uma exibição durante o ATP 250 de Queen's, de nome 'Rally Against Cancer - Rally For Bally', o qual será realizado em homenagem à Baltacha no dia 15 de junho e arrecadará fundos para a fundação de apoio a pessoas com câncer e para a fundação da própria ex-tenista.

Da redação

Publicado em 5 de Maio de 2014 às 11:37


Notícias Elena Baltacha vítima câncer fígado top 50 Olimpíadas doença morte