Adeus?

Ex-top 4, James Blake anunciará aposentadoria hoje, prevê imprensa americana

Veterano de 33 anos vem sofrendo com lesões nos últimos anos e deve disputar seu último torneio como profissional. Ele estreia em Nova York contra Karlovic nessa segunda-feira


Nova York (Estados Unidos) - Ex-número 4 do ranking, o norte-americano James Blake concederá uma entrevista coletiva nessa segunda-feira no US Open e, segundo a imprensa americana, o veterano de 33 anos deverá anunciar sua aposentadoria do tênis profissional.

No US Open, Blake poderá jogar último torneio da carreira profissional que começou em 2000

Após chegar ao ápice de sua forma em 2006, quando foi exatamente o 4° melhor jogador do mundo, Blake começou a sofrer com lesões e o avanço da idade. Hoje, 100° do ranking, ele encara o croata Ivo Karlovic na estreia do US Open.

O norte-americano, conhecido como um dos tenistas mais simpáticos e eloquentes de sua geração, tem um retrospecto de nove vitórias e 13 derrotas em 2013, com o melhor resultado as quartas de final do ATP de Atlanta no último mês. Em Cincinnati, há alguns dias, Blake conquistou a sua principal vitória nos últimos quatro anos ao bater o polonês Jerzy Janowicz, 14° da entidade.

O experiente jogador de Yonkers se tornou profissional em 2000 e, seis anos mais tarde - em sua melhor temporada -, conquistou cinco títulos e terminou a temporada como melhor de seu país no ranking da ATP. Ao todo, foram 10 canecos somados, sendo que o último veio em 2007 no Torneio de New Haven. 

Nas duplas, Blake conquistou sete títulos, o último deles recentemente no ATP de Memphis com o compatriota Jack Sock. O curioso é que, caso venha a se aposentar no US Open, o veterano pode fazer seu último jogo contra um brasileiro. Ele e Sock estreiam nas duplas em Nova York contra o mineiro Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya, dupla cabeça de chave 2. 

Nos Grand Slams, as melhores performances de Blake aconteceram no US Open de 2005 e 2006, e Australian Open de 2008, em que foi parado apenas nas quartas de final nas três ocasiões. Ele também fez parte do time americano campeão da Copa Davis em 2007 e participou de uma edição do atual ATP Finals, em 2006 na cidade de Xangai.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 26 de Agosto de 2013 às 10:09


Notícias James Blake aposentadoria anúncio profissional Masters Cup Copa Davis Grand Slam