Adeus

Ex-top 20, argentino Jose Acasuso anuncia aposentadoria do tênis

"Chucho" não suportou problemas físicos e deixará o esporte após 13 anos de carreira, em que venceu 3 torneios e foi integrante do país na Davis


Após longo tempo de inatividade, o argentino Jose Acasuso anunciará na próxima quinta-feira sua aposentadoria do tênis profissional. Aos 29 anos, "Chucho" (como era conhecido pelos compatriotas) não joga desde maio do ano passado, quando perdeu na primeira rodada do qualifying de Roland Garros e estava afastado por conta de problemas físicos.

Ron C Angle (TPL)
Aos 29 anos, "Chucho" deixa o tênis com três títulos e participações importantes pela Argentina na Copa Davis
A decisão vai ser oficializada pelo próprio tenista na sala de coletivas do Buenos Aires Lawn Tennis Club, palco do ATP 250 argentino que está acontecendo nessa semana. O torneio guarda boas lembranças para Acasuso, que foi vice-campeão em duas oportunidades - em 2001, perdeu para Gustavo Kuerten e, em 2008, sucumbiu diante de David Nalbandian.

O hermano teve seu momento áureo em 2006, quando chegou a ser 20º da lista da ATP. Foram três títulos conquistados em 13 anos de carreira - Sopot (2002), Bucareste (2004) e Viña del Mar (2006) e algumas aparições importantes no time da Copa Davis. Infelizmente, os principais destaques foram negativos para o país na competição.

Acasuso foi o escolhido para decidir por duas vezes confrontos que valiam o título inédito para a Argentina - em 2006, perdeu para Marat Safin em Moscou; e em 2008, foi batido por Fernando Verdasco em plena Mar Del Plata. No entanto, o torneio entre equipes traz também boas lembranças como a vitória frente a Lleyton Hewitt em 2006, jogando em Buenos Aires.

Em 2010, Acasuso se submeteu a uma cirurgia do joelho esquerdo e, desse lá, nunca mais conseguiu manter uma sequência de bons resultados. O último bom momento aconteceu no Brasil, em 2011, quando venceu o Challenger de Blumenau/SC. Atualmente, "Chucho" ocupa a 357ª posição do ranking.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Com desfalque dos tops, Federer é a grande atração da 1ª rodada "esvaziada" na Copa Davis

Almagro Ferrero lideram Espanha contra o Cazaquistão na estreia da Copa Davis

Corretja faz mistério para estreia na Davis e já avisa: Ninguém me disse que não vai jogar em 2012

Roddick se diz frustrado com lesões, para por até três semanas e está fora da estreia naCopa Davis

Um ano depois, quadra do Australian Open volta a sofrer com bolhas de ar por conta do forte calor

Incomodada com insetos, Serena pede para não jogar mais partidas à noite em Melbourne

Baghdatis tem ataque de fúria e destroi 4 raquetes na sequência durante revés na Austrália

ESPECIAL: O mestre da estratégia - No Brasil para o Workshop Internacional de Tênis da CBT, Brad Gilbert contou um pouco de sua experiência no circuito e deu sua visão sobre o tênis  (Confira!)

Da redação

Publicado em 22 de Fevereiro de 2012 às 09:18


Notícias