Como os campeões

Estratégias de saque para você incorporar

Entenda a marcação “até 5” na hora do serviço e qual o melhor efeito para cada opção


Próximo a completar sua primeira década de existência no Brasil, o beach tennis segue conquistando cada vez mais praticantes. Uma mudança bastante visível, que pode ser percebida atualmente, é a do perfil do jogador amador.

Apesar de não encararem o beach tennis como profissão por não terem uma rotina de treinamentos de alto rendimento e equipe multidisciplinar para cuidar de suas carreiras, tornou-se bastante comum praticantes de beach tennis investirem em treinamentos e viagens para competições.

Se há alguns anos os destaques eram aqueles jogadores amadores que tinham mais regularidade, hoje, a evolução do jogo e de seus praticantes exige um pouco mais de quem almeja bons resultados. Ou seja, o objetivo passou de ser “apenas rebater a bolinha para o outro lado” para “rebater a bolinha para o outro lado de forma mais eficiente”.

Mais do que passar a bola para o outro lado

Para constatar essa mudança, no texto “Bem sacada!”, publicado na edição 130 da Revista TÊNIS, vimos que o cenário do saque daquele momento era formado por três direções básicas: (1) na paralela, (2) no meio dos dois jogadores ou (3) na cruzada. O máximo de variação era optar por um saque reto ou em forma de lob, e apenas os profissionais tinham metas mais ousadas de direção e efeito. Ainda, grande parte dos jogadores das categorias iniciantes nem sequer combinava a direção do saque com seus parceiros.

Como um dos objetivos do saque é permitir que o parceiro intercepte a devolução feita pelos adversários, atualmente se tornou essencial combinar sinais que permitam ao parceiro do sacador saber para qual direção irá o serviço, assim ele poderá se preparar da forma correta para as bolas seguintes do ponto.

Essa importante evolução técnica apenas é possível devido à melhora do entendimento do jogo de beach tennis que hoje os jogadores apresentam, independentemente do nível técnico, somada ao aumento de treinamento. Vale ressaltar que o parceiro do sacador apenas sugere as opções, mas é o sacador quem define a direção do saque por ser o executor do golpe e a pessoa que precisa estar confiante para a escolha.

Posições

Se antes a marcação de saque era feita com sinais que indicavam do número 1 ao 3, os jogadores passaram a incrementar as direções do saque com mais duas opções e os sinais mudaram para a indicação do número 1 ao 5. Levando em consideração que os números sempre começam da paralela para a cruzada, independente do lado que o sacador se posicionar, basicamente temos as seguintes direções:

Efeitos

Saque combinado entre você e seu parceiro, é hora de entender qual é o efeito que poderá aumentar suas chances de sucesso com o saque. Como variação de efeito, temos as seguintes opções:

Chapado: praticamente sem efeito por ser executado com a face da raquete totalmente virada para a frente, potencializa a velocidade do saque. O toss (lançamento da bola) é feito para frente e bem na direção do ombro do lado dominante do jogador (ombro do braço que segura a raquete).

Slice: a raquete corta a bola pela lateral e permite maior angulação de saque. Quanto à velocidade, com o uso de slice, o serviço fica um pouco mais lento. O toss é feito para a frente e um pouco mais para o lado dominante do sacador. Exemplo: destros lançam a bola um pouco mais para a direita.

Topspin: a raquete raspa a bola de baixo para cima e de dentro para fora na tentativa de aumentar o giro da bola. Esse efeito permite que a bola caia rapidamente após cruzar a rede, o que dificulta a devolução de saque. O toss é feito um pouco para trás e para o lado oposto do braço que segura a raquete. Exemplo: canhotos lançam a bola um pouco mais para a direita.

Na hora da escolha do efeito é essencial levar em consideração as medidas da quadra e a trajetória que a bola terá com o uso de um determinado efeito. Se a paralela mede 16 m e a cruzada 17,9 m, já fica claro que saques na paralela são mais arriscados, portanto exigem um pouco mais de cuidado.

De forma resumida, seguem os possíveis posicionamento de jogadores para o saque e suas combinações de efeito que podem otimizar o golpe:

 

Destro sacando do lado direito da quadra ou canhoto sacando do lado esquerdo da quadra

 

Direção

1

2

3

4

5

Tipo de efeito

Chapado (com pouca força) ou Slice

Chapado (com pouca força), Slice ou Top Spin

Chapado, Slice ou Top Spin

Chapado, Slice ou Top Spin

Slice e Top Spin (para jogadores mais experientes)

 

Direção

1

2

3

4

5

Tipo de efeito

Chapado (com pouca força), Slice  ou Top Spin

Chapado (com pouca força), Slice ou Top Spin

Chapado, Slice ou Top Spin

Chapado, Slice ou Top Spin

Chapado (com pouca força), Slice ou Top Spin

 

 

Marcela Evangelista

Publicado em 20 de Junho de 2016 às 09:00


Notícias Beach Tennis Técnica Saque