A partir de hoje

Entenda quais os benefícios que o tênis pode trazer ao seu filho

A vida esportiva dele é de sua responsabilidade, portanto, informe-se e saiba como agir


Este texto não está endereçado aos leitores que jogam regularmente e até participam de alguns torneios, cujos filhos também jogam, que não sabem perder, que xingam o adversário ou que “garfam” bolas. Não é desta falta de espírito esportivo que falamos aqui. Nesta missiva, quero conversar com aqueles pais que não praticam atividade física e/ou esportiva regularmente.

As razões da falta de vida esportiva na idade adulta podem ser várias. Muitas pessoas nunca tiveram a oportunidade de participar de aulas formais de esporte na infância; outras tiveram chance de praticá-lo na escola e foram discriminados pela falta de habilidade ou de assertividade, parando completamente de praticar atividades físicas na vida adulta. Alguns pais, ainda, simplesmente encontraram outra paixão que os deixaram mais felizes. Enfim, há muitos que não praticam esportes e que talvez não tenham a mais pálida ideia do que sua prática pode auxiliar na formação de uma criança. Bem, em parte sabem que o sedentarismo faz mal à saúde, aumenta a chance de distúrbios cardiovasculares, essas coisas.

Em 2016, com o estímulo dos Jogos Olímpicos sendo disputados no Brasil, por favor pais, escolham um esporte para seus filhos praticarem e amarem. As opções de modalidades olímpicas para acompanhar in loco ou pela televisão vão muito além do “quarteto de ferro” futebol, handebol, basquetebol e voleibol. Tem esgrima, badminton, golfe, salto com vara. Tem judô, ginástica artística, remo, corrida de revezamento. Tem ciclismo, arremesso de peso, polo e hóquei. Tem tênis, tênis, tênis, tênis.

Nas Olímpiadas, nosso time irá disputar as categorias simples (masculina e feminina) e duplas (masculinas, femininas e mistas). Para você, pai que não pratica atividade física, vai a informação de que o tênis é um esporte que foi criado para ser praticado por homens e mulheres conjuntamente, como o golfe e o críquete, nos quais também não há o contato físico direto. O tênis foi criado para o convívio, para criação e fortalecimento de relacionamentos entre as pessoas. Jogo justo, honra e camaradagem estão em seu DNA.

Vantagens do tênis

Ao mesmo tempo, o campo é grande, a bola é pequena e, para complicar, existe entre o atleta e a bola uma raquete que, mesmo em tempos modernos de raquetes mais leves e adaptadas às crianças, é um desafio a ser superado. A bola chega a ser disparada a mais de 200 km/h, o que faz do tênis um esporte excelente para o desenvolvimento do tempo de reação, da coordenação e da agilidade. As partidas podem durar mais de duas horas, nas quais os atletas realizam inúmeros piques curtos, o que exige deles ao mesmo tempo potência e resistência.

Nas disputas individuais, o atleta não pode receber instruções de seu treinador. Os desafios táticos e a solução dos problemas apresentados pelo adversário exigem do tenista concentração constante. A exposição do atleta na arena é total: acertos, erros, frustrações e reviravoltas espetaculares acontecem na frente de todo mundo, como se o jogo fosse uma jornada heroica dos contos de fada, tendo o tenista como o grande personagem. Se isso parece assustador na hora de escolher um esporte para o seu filho, imagine como todas essas aventuras poderão fortalecê-lo para lidar com os desafios da vida no futuro.

O tênis é um esporte individual, que pode ser bastante útil caso seu filho tenha tido uma experiência ruim com os esportes coletivos. Mas, ao mesmo tempo, para praticar, o tenista precisa sempre de um companheiro para trocar bolas, o que necessariamente o envolverá numa alternância de situações cooperativas e competitivas. Para as crianças com espírito mais coletivo, as duplas e as disputas por equipe são possibilidades reais, ainda mais com a inspiração dos nossos duplistas, Bruno Soares e Marcelo Melo – este no topo do ranking de duplas.

O tênis profissional é disputado em forma de um circuito durante o ano todo, com disputas válidas pelo ranking em todos os continentes do planeta. Isso obriga o tenista a viajar muito, cuidar de suas malas, achar um lugar para treinar, ter disciplina para se alimentar e dormir fora de casa. Os torneios federados infanto-juvenis seguem o mesmo sistema, o que potencialmente desenvolve a disciplina, a responsabilidade e a autonomia numa idade bastante tenra. Conhecer outros clubes, outras culturas, falar outras línguas, brincar com os diferentes sotaques dentro do Brasil, abre a cabeça do jovem para outras possibilidades de vida e aumenta a criatividade.

Futuro
Tudo isso sem falar no planejamento estratégico de longo prazo e no estabelecimento de metas. Uma carreira esportiva é planejada e avaliada com base no cumprimento de metas. Elas podem ser qualitativas – que golpes aprender, que competências emocionais adquirir, que capacidades físicas melhorar – ou quantitativas – quantos torneios disputar, que ranking atingir, em que prazos. Sim, primeiro experimentar o esporte, participar de gincanas, de festivais de jogos, de torneios dentro do próprio clube ou escola. Mas, se o “vírus do tênis” pegar, seu filho vivenciará o esporte com visão de processos no longo prazo. Bom ou não?

Os pais são fundamentais no primeiro estímulo para a prática esportiva. Sabemos como a vida nas grandes cidades está puxada, plena de responsabilidades, tarefas e horas perdidas no trânsito. Reconhecemos que os pais que acordam cedo no sábado para levarem seus filhos em disputas esportivas na escola ou no clube são verdadeiros heróis modernos. Mas, a participação de vocês é crucial para a educação de seus filhos. Sempre. E vale muito a pena o sacrifício.

As crianças infelizmente têm vivido mais enclausuradas do que nunca. O excesso de compromissos, a falta de segurança nas grandes cidades e os jogos eletrônicos têm tornado as crianças mais gordinhas e com menos tônus muscular. Muitas não conseguem nem sentar direito, não apenas pela postura viciada graças a muito estudo e manipulação de tablets, mas principalmente pela falta de atividade física. Nós, professores de Educação Física engajados no tênis, estamos extremamente preocupados. E, queridos pais, com ou sem espírito esportivo, contamos com vocês todos em 2016 para virarmos este jogo.

Em 2016, pai, escolha o tênis. Escolha a vida saudável ao ar livre.

Suzana Silva

Publicado em 15 de Março de 2016 às 10:02


Notícias