Brasil Open 2013

Embalado pela Copa Davis, Thiago Alves e mais oito brasileiros jogam o quali em São Paulo

Após jogar bem nos EUA, rio-pretense se junta a Rogerinho, Feijão, Clezar, de Paula, Monteiro, Zerbini, Hocevar e SantAnna por vaga na chave principal


Rafael Nadal só estreia na quarta ou quinta-feira da semana que vem, mas o público brasileiro já pode vir ao Ginásio do Ibirapuera a partir desse sábado para ver jogos do único ATP brasileiro do calendário da entidade. Nove tenistas carregam a bandeira verde-amarela no qualifying do Brasil Open em busca de uma vaga na chave principal ao lado de Thomaz Bellucci e Ricardo Mello.

Marcelo Ruschel/ POA Press
Thiago Alves esteve junto com a equipe do Brasil na Copa Davis e agora disputa quali em SP
Os principais destaques da fase prévia são Rogério Dutra Silva, 114º do ranking e terceiro melhor pré-classificado, Thiago Alves, 135º do mundo e titular do país na Copa Davis contra os EUA no final de semana, e João Souza, o Feijão, que disputou a chave principal em 2012.

Os outros brasucas que vão jogar a partir desse sábado serão Guilherme Clezar, Ricardo Hocevar, Thiago Monteiro, Bruno Sant'Anna, Pedro Zerbini e Fabiano de Paula, esses quatro últimos que receberam convites da organização. As partidas começam a partir de 10h (horário de Brasília) na quadra central do Ibirapuera e nas duas anexas do Mauro Pinheiro.

Abrindo a programação da central, o jovem Bruno Sant'Anna, pupilo do ex-tenista Marcos Daniel no Itamirim Tênis Clube, em Itajaí/SC, encara o português Gastão Elias, treinado pelo brasileiro Jaime Oncins. Na sequência, o gaúcho Guilherme Clezar, orientado pelo capitão da Davis, João Zwetsch, desafia o espanhol Pere Riba.

Rogerinho, que foi aos EUA como reserva da equipe da Davis, joga contra o argentino Agustin Velotti, seguido do embate entre brasileiros com Alves em ação diante do convidado Thiago Monteiro, jogador treinado por Larri Passos em Balneário Camboriú/SC.

Feijão entra a seguir contra o alemão Dustin Brown e, finalmente, a programação do dia termina com Pedro Zerbini diante do alemão Julian Reister. Na quadra 1, Ricardo Hocevar faz o terceiro jogo da programação contra o chileno Jorge Aguilar, seguido de Fabiano de Paula, tenista que ainda mora na comunidade da Rocinha no Rio de Janeiro, contra o hermano Guido Andreozzi.

Marcelo Ruschel/ POA Press
Rogerinho é o brasileiro com melhor ranking no qualifying do Brasil Open
Pela chave, Rogerinho poderá encontrar Feijão, cabeça 7, numa provável terceira rodada do quali, a qual definiria o felizardo para o quadro principal. Por sua vez, Alves pode ter Hocevar como rival na segunda rodada e, como sexto favorito no quali, poderá decidir o lugar na chave principal com o argentino Martin Alund, cabeça 2.

Fabiano de Paula e Pedro Zerbini devem ter vida dura e caíram no mesmo quadro do chileno Paul Capdeville, oitavo pré-classificado, e do argentino Federico DelBonis, quarto favorito e que enfrentou Nadal nessa semana em Viña del Mar.

Por fim, Bruno Sant'Anna e Guilherme Clezar podem se enfrentar numa última rodada do qualifying, mas, para isso, devem passar pelo português João Sousa, cabeça de chave 1, no caminho.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+Após façanha na Copa Davis, Bruno Soares esbanja otimismo em busca do tri no Brasil Open

Capitão responde a reclamação de Isner sobre barulho da torcida brasileira na Copa Davis: "o choro é livre"

+Raçudo, Thiago Alves confessa: "tenho uma Copa Davis no coração"

Na volta à elite da DavisBellucci abre série contra EUA diante de Querrey e Isner fecha a 6ª contra Thiago Alves

+"Concorrência" pelo Super Bowl e UFC pode ser trunfo para o Brasil na Copa Davis

+Peça-chave para os EUA, John Isner reclama do joelho e é dúvida para enfrentar o Brasilna Copa Davis

Brasil define equipe com Teliana Pereira e Bia Haddad para a disputa da Fed Cup na Colômbia

ThiagoAlves é novidade e Brasil define equipe que enfrentará os EUA na Copa Davis em fevereiro

MarceloMelo estreia nessa madrugada buscando redenção do país após fracasso em simples na Austrália

Apático, Bellucci lamenta péssima atuação na estreia e mantém tabu no Aberto da Austrália

ESPECIAL:Sob controle - Após susto no primeiro dia, Brasil consegue virada em ritmo de funk contra a Colômbia em Rio Preto e disputará pela sétima vez seguida a repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 8 de Fevereiro de 2013 às 20:16


Notícias