Fibra

Raçudo, Thiago Alves confessa: "tenho uma Copa Davis no coração"

Número 141 do ranking, paulista elevou nível durante duelo contra os EUA e se emocionou após revés por 3 a 2: "vai ficar para a minha vida"


Marcelo Ruschel/POA Press
Após partida derradeira, Thiago chora com derrota para os EUA na Copa Davis
A tarefa era das mais duras, vencer os EUA, maiores campeões da Copa Davis, no piso duro e coberto de Jacksonville. Para piorar, o time da casa jogaria completo, com John Isner e Sam Querrey, dois jogadores dentro do top 20 de simples, e os irmãos Bob e Mike Bryan, melhor dupla da história do esporte. Mas o Brasil, equipe mais modesta e que retornava ao Grupo Mundial depois de 9 anos, se portou como grande e ficou próxima de uma das maiores viradas da história do torneio entre seleções.

Após perder os dois primeiros jogos, na sexta-feira, o time de João Zwetsch soube se recuperar com a brilhante vitória de Marcelo Melo e Bruno Soares no sábado diante dos Bryan e obteve o empate com o triunfo de Bellucci frente a Isner, em que ambas as partidas foram decididas no quinto set.

Coube a Thiago Alves a missão de fechar o confronto diante de Querrey, que tinha mostrado grande nível contra Bellucci na sexta-feira. O nível técnico de quem é 20º do ranking foi evidente na partida, mas Thiago, apenas o 141º da ATP, lutou o quanto pôde e saiu de quadra em prantos pelo revés.

"Para mim era um sonho voltar a jogar a Davis, estar aqui de novo, jogar para o País que é diferente. Dei tudo de mim, estava jogando com um cara que é 20 do mundo e meu ranking é 140. A diferença é muito grande e ainda em uma quadra em que ele é favorito, mas dei tudo o que tinha", resumiu um Alves emocionado ainda em quadra e consolado pela equipe aos a derrota por 3 sets a 1.

Marcelo Ruschel/POA Press
Alves lutou o quanto pôde e chegou a levar um set de Querrey no jogo final
"Acho que deu para sentir que no meu coração tem uma Copa Davis. É diferente, não dá para explicar o que eu senti dentro daquela quadra. Desde o terceiro set eu comecei a sentir algumas emoções diferentes, comecei a sentir calafrios, arrepios e senti que o coração estava batendo muito forte. Foi uma emoção muito grande, foi algo que vai ficar para o resto da minha vida", completou Alves, fazendo alusão à baulhenta torcida brasileira que compareceu desde o primeiro dia no Veterans Memorial Arena e apoiou o elenco de João Zwetsch.

O capitão brasileiro ressaltou a entrega de todos os jogadores e se diz orgulhoso pelo que viu ao longo da semana em Jacksonville.

"Infelizmente, a vitória escapou por pouco, mas estou muito satisfeito com o que a nossa equipe fez neste final de semana contra os Estados Unidos. Antes de tudo eu queria dar os parabéns a todos os integrantes da equipe pela doação, pelo esforço e pela entrega que teve essa semana sempre. A nossa equipe vive disso, vive dessa força, desse conjunto, dessa harmonia, dessa energia que a gente cria durante essa semana, que a gente leva para dentro da quadra nos dias de confronto para lutar por todos os pontos".

RESULTADOS - EUA 3x2 BRASIL

Grupo Mundial Copa Davis 2013 - Primeira Rodada

Jacksonville Veterans Memorial Arena, Jacksonville, EUA

Sam Querrey (EUA) v. Thomaz Bellucci (BRA) 6/3, 6/4, 6/4

John Isner (EUA) v. Thiago Alves (BRA) 6/3, 7/6(4), 6/3

Marcelo Melo/Bruno Soares (BRA) v. Bob Bryan/Mike Bryan (EUA) 7/6(6), 6/7(7), 6/4, 3/6, 6/3

Thomaz Bellucci (BRA) v. John Isner (EUA) 2/6, 6/4, 6/7(7), 6/4, 6/3

Sam Querrey (EUA) v. Thiago Alves (BRA) 4/6, 6/3, 6/4, 7/6(3) 

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Na volta à elite da DavisBellucci abre série contra EUA diante de Querrey e Isner fecha a 6ª contra Thiago Alves

+"Concorrência" pelo Super Bowl e UFC pode ser trunfo para o Brasil na Copa Davis

+Peça-chave para os EUA, John Isner reclama do joelho e é dúvida para enfrentar o Brasilna Copa Davis

+Brasil define equipe com Teliana Pereira e Bia Haddad para a disputa da Fed Cup na Colômbia

+ThiagoAlves é novidade e Brasil define equipe que enfrentará os EUA na Copa Davis em fevereiro

+MarceloMelo estreia nessa madrugada buscando redenção do país após fracasso em simples na Austrália

+Apático, Bellucci lamenta péssima atuação na estreia e mantém tabu no Aberto da Austrália

ESPECIAL: Sob controle - Após susto no primeiro dia, Brasil consegue virada em ritmo de funk contra a Colômbia em Rio Preto e disputará pela sétima vez seguida a repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 4 de Fevereiro de 2013 às 07:30


Notícias