Recolhendo os cacos..

Em Wimbledon, Nadal sofre 1° revés em estreias de Grand Slam, mas minimiza: "a vida continua"

Espanhol foi surpreendido por belga Steve Darcis nessa 2ª feira e teve pior campanha da carreira nos Majors. Rival é apenas o número 135 do ranking


Divulgação/Wimbledon

Nadal nunca tinha perdido em primeiras rodadas nos Grand Slams

Nessa segunda-feira, o espanhol Rafael Nadal foi surpreendido e sofreu sua primeira derrota numa primeira rodada de um Grand Slam em 35 aparições nas quatro maiores competições do tênis mundial. Em Wimbledon, as piores campanhas tinham acontecido em 2005 e 2012, quando o jogador de Manacor parou na segunda partida.

Mas, nessa segunda-feira, o número 5 do ranking foi vítima do jogo envolvente e agressivo do belga Steve Darcis, número 135 do ranking da ATP, e que, pela segunda vez em cinco participações, avança à segunda rodada na grama de Londres. O tenista de 29 anos levou a melhor por maiúsculos 3 sets a 0, com parciais de 7/6(4), 7/6(8) e 6/4, em mais de 3h de jogo.

Em 2013, Nadal só havia perdido dois jogos, nas finais do ATP de Viña del Mar e do Masters 1000 de Monte Carlo. Por outro lado, foram sete títulos, incluindo o octacampeonato de Roland Garros.

Espanhol disse que encara a derrota como fator para evoluir seu nível

"Tentei me preparar o quanto pude para esse torneio sabendo que seria mais difícil do que nunca. Só o que posso dizer é que vou continuar trabalhando duro e espero que eu tenha alguns anos mais para jogar aqui", limitou-se a dizer Nadal após o revés.

Quando foi questionado a respeito de que a atuação aquém do esperado teria alguma relação com o joelho esquerdo, Nadal negou. "Não quero falar do meu joelho. O mérito foi todo do meu rival, que jogou muito bem. Se falar do meu joelho, estou procurando desculpas", declarou o ibérico.

"O tênis é um esporte de vitórias, não um esporte de derrotas. Ninguém se lembra das derrotas. Eu não quero me lembrar delas. Mas isso revela um pouco os aspectos positivo e negativo do esporte. É duro perder na primeira rodada, mas o circuito continua, a vida continua. Há duas semanas, estava em uma situação fantástica [vencia Roland Garros pela oitava vez]. Duas semanas depois, perco na primeira rodada. Acontece", concluiu o espanhol.

ESPECIAL: Reino da tradição - Personagens e curiosidades de Wimbledon 2012, a primeira vez que a Revista TÊNIS cobriu, in loco, o torneio mais tradicional do tênis  (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 24 de Junho de 2013 às 12:26


Notícias Rafael Nadal surpreendido derrota Grand Slam Steve Darcis