Em jogo de simples mais longo da história da Copa Davis, Feijão salva dez match points, mas perde para Leonardo Mayer

Com a derrota brasileira, o confronto será definido apenas no quinto jogo entre Thomaz Bellucci e Federico Delbonis


davis

Ao todo, o brasileiro jogou 11h39 de tênis no confronto contra a Argentina

Foram 6h42 de jogo, o mais longo da história da Copa Davis e o segundo maior da história em simples, mas, infelizmente, o brasileiro João Souza, o Feijão, acabou derrotado após a batalha contra o argentino Leonardo Mayer, parciais de 7/6(4), 7/6(5), 5/7, 5/7 e 15/13. Agora, o duelo será definido na quinta partida entre Thomaz Bellucci e Federico Delbonis.

Em um primeiro set extremamente equilibrado, com apenas uma chance de quebra para o argentino Leonardo Mayer, os tenistas estavam muito consistentes e ninguém conseguia prevalecer no início da partida. Tanta igualdade levou o set para o tie-break. Feijão chegou a abrir 2-0, mas Mayer reagiu muito bem no desempate e levou por 7/6(4), em 57 minutos.

Mayer começou melhor o segundo set e abriu uma quebra de vantagem sobre o brasileiro logo no início da parcial. Feijão conseguiu se recuperar no sexto game e devolveu a quebra para igual o marcador em 3/3. Sem ameaças no saque adversário, mais uma vez o set seria decidido no tie-break.

O argentino começou muito bem o game desempate e abriu um mini break de vantagem que sustentou até perto do final do tie-break. Feijão conseguiu vencer um ponto no saque de Mayer para deixar o placar em 5/5, mas após o argentino confirmar seu saque, João errou uma direita para perder mais um tie-break, 7/6(5), em 1h05 de set.

Com a torcida e o placar a favor, Leonardo Mayer impunha seu jogo extremamente agressivo e regular, deixando Feijão em situação crítica na partida. O tenista argentino quebrou o brasileiro, abriu vantagem de 4/1 e o quinto jogo entre Thomaz Bellucci e Federico Delbonis parecia uma realidade no complexo de Tecnópolis, em Buenos Aires.

Quando Mayer sacava no sétimo game, João conseguiu voltar para a partida e pressionar o argentino, devolvendo a quebra. Sabendo que não podia exitar em momento crucial da partida, Feijão seguiu jogando bem no saque do adversário e conseguiu mais uma quebra no 5/5 e sacou para fechar em 7/5, em 1h07 de terceira parcial.

O tenista de Mogi das Cruzes aproveitou a boa recuperação no set anterior e começou quebrando logo no primeiro game da parcial o argentino Leonardo Mayer. Em um sexto game abaixo de seu nível, o brasileiro perdeu seu serviço, mas na sequência quebrou de volta para sacar para o set em 5/4.
Desperdiçando um set point no 40/30, Leonardo Mayer voltou para o jogo com a quarta quebra do set e o placar apontava 5/5. Feijão queria levar o jogo para a parcial final e conquistou uma quebra no próximo game, sacando mais uma vez para o set. Trabalhando bem com seu serviço, o brasileiro fechou em 7/5, em 1h01, levando para o quinto set.

Em um set final que durou exatamente 2h30, João e Mayer estavam extenuados mas continuavam batalhando sobre o forte sol de Buenos Aires. Feijão teve que enfrentar um 0/40 quando sacava no 4/5, e no game seguinte quebrou o argentino para sacar em 6/5.

O brasileiro não aproveitou sua chance, perdeu seu game de serviço e o jogo foi se alongando cada vez mais para quebrar o recorde da Copa Davis de simples. Feijão foi salvando match points, mas no vigésimo oitavo game do quinto set, o argentino encaixou um belo winner de devolução para confirmar a segunda vitória argentina no confronto, 15/13.

Com a derrota de Feijão, o confronto sul-americano pelo Grupo Mundial da Copa Davis está nas mãos de Bellucci e Delbonis. Pela falta de luz artificial no complexo de Tecnópolis, em Buenos Aires, a decisão deve ficar apenas para a segunda-feira, mesmo que a partida comece neste domingo.

Da redação

Publicado em 8 de Março de 2015 às 18:08


Notícias João Souza Leonardo Mayer Brasil Argentina Copa Davis