Pedreira
Time de João Zwetsch enfrentará forte seleção europeia entre 12 e 14 de setembro por vaga no Grupo Mundial em 2015
São Paulo (Brasil) - A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou na manhã dessa terça-feira os confrontos pela repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis que serão disputados entre 12 e 14 de setembro. O time do Brasil será mandante contra a seleção da Espanha em local ainda a ser definido pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Brasil conheceu seu adversário na repescagem do Grupo Mundial em setembro
E por mais que o capitão João Zwetsch e todo grupo tinham a preferência de jogar no Brasil como aconteceu no sorteio, a opção espanhola realmente não é a das melhores em termos de vitória, pois provavelmente Rafael Nadal, número 1 do mundo, tem grandes chances de ser escalado para a série.
Após a derrota do país frente à Alemanha na estreia do Grupo Mundial em fevereiro, Nadal afirmou: "Nesta série não pude jogar [lesão nas costas], mas se não houver contratempo ou alguma lesão, tenho toda a intenção de estar presente na eliminatória para ajudar o grupo a se manter no Grupo Mundial".
Enquanto que o Brasil aposta atualmente na força da dupla de Marcelo Melo e Bruno Soares e em Thomaz Bellucci nas simples, a Espanha conta com um time mais versátil, vários jogadores no top 100 - 12 segundo o ranking da ATP dessa semana -, além de muitas opções também para as duplas (Marcel Granollers e Marc Lopez ou David Marrero e Fernando Verdasco).
O grupo de João Zwetsch disputará os Playoffs do Grupo Mundial pelo nono ano seguido. No último fim de semana, nossos representantes bateram o Equador, fora de casa, e se colocaram novamente na repescagem.
Bruno Soares, terceiro melhor duplista do mundo, comentou sobre o adversário em setembro: "Caímos contra a Espanha em casa nos Playoffs, parada mais do que dura pela frente. Em compensação, podemos fazer um grande evento."
A última vez que enfrentamos a Espanha aconteceu no ano de 1999, em Lérida, pela primeira rodada do Grupo Mundial. Naquele ano, Gustavo Kuerten e Fernando Meligeni surpreenderam os donos da casa. Guga, principalmente, foi soberano ao vencer os três pontos do confronto, batendo Carlos Moyá, número 1 do mundo na época, e Alex Corretja nas simples. Na história da Copa Davis, todavia, são sete encontros entre Brasil e Espanha, com vantagem da "Fúria" que venceu cinco vezes.
Os capitães João Zwetsch, do Brasil, e Carlos Moyá, da Espanha, terão até o dia 2 de setembro para a definição das equipes que se enfrentam no Brasil.
Os confrontos de repescagem do Grupo Mundial deste ano são:
Sérvia vs. Índia, na Índia
Espanha vs. Brasil, no Brasil
Argentina vs. Israel, em Israel
Canadá vs. Colômbia, na Colômbia
EUA vs. Eslováquia, nos EUA
Austrália vs. Uzbequistão, na Austrália
Croácia vs. Holanda, na Holanda
Bélgica vs. Ucrânia, na Ucrânia
Publicado em 8 de Abril de 2014 às 07:14