Rivalidade

Em alta, Djokovic tem chances de retomar número 1 na gira pelo saibro europeu

Sérvio quer aproveitar "caminhão de pontos" a defender por parte de Rafael Nadal na terra batida para voltar à liderança do ranking ATP


São Paulo (Brasil) - Nas próximas semanas, o sérvio Novak Djokovic tem uma boa oportunidade de recuperar a liderança do ranking, perdida para Rafael Nadal em outubro de 2013. Os dois jogadores, que mantêm uma folga em relação aos demais do top 10, devem brigar pelos principais títulos na gira europeia das quadras de saibro, e o resultado dessa competição pode culminar com a reviravolta (ou não) no topo da ATP.

Nadal e Djokovic prometem luta acirrada pela número 1 nesta gira pelo saibro

O primeiro torneio que todos devem ficar de olho na disputa entre Nole e Rafa será o Masters 1000 de Monte Carlo, que começa na semana que vem. Não haverá, todavia, chances do sérvio voltar à liderança a partir do desempenho neste torneio, já que, no ano passado, ele foi campeão, encerrando a hegemonia de oito anos de Nadal no Principado.

Na verdade, Djokovic pode começar a sonhar em desbancar Nadal em meados de maio, após o término do Masters 1000 de Madri. Mas a oportunidade de ouro, sem dúvida, pode vir em Roland Garros, no começo de junho. Durante as oito semanas de torneios na terra batida, Nadal defende um total de 5.100 pontos pelos títulos em Roland Garros, Masters 1000 de Madri e Roma, além do ATP 500 de Barcelona, além do vice em Monte Carlo.

Djoko, por sua vez, terá que defender o título em Mônaco, a semifinal em Roland Garros, as quartas de final em Roma e a segunda rodada de Madri, total de 1.900 pontos e tarefa muito menos complicada.

Após começar o ano devagar, sem títulos no Australian Open e em Dubai, onde se acostumou a vencer nos últimos anos, Djokovic se redimiu ao conquistar os Masters 1000 de Indian Wells e Miami, diminuindo a vantagem de Nadal para 2.050 pontos.

Djoko e Rafa já se enfrentaram pelo circuito profissional em 40 oportunidades, com 22 vitórias para o espanhol. No último encontro, porém, o sérvio não deu chances para o adversário na grande decisão de Miami, em Key Biscayne.

Da redação

Publicado em 10 de Abril de 2014 às 15:16


Notícias Rafael Nadal Novak Djokovic briga liderança ranking pontos saibro Monte Carlo Roland Garros rivalidade