Chegou a hora!

Djokovic, Federer e Del Potro caem no mesmo grupo do ATP Finals. Confira as chaves!

Último torneio da temporada começa nesta segunda-feira. Nadal tentará o título inédito no torneio realizado na O2 Arena, em Londres


Londres (Reino Unido) - O ATP Finals de Londres começará já na próxima segunda-feira e os dois grupos da primeira fase foram definidos neste sábado, com a promessa de grandes jogos do primeiro até o último dia na O2 Arena.

Em Londres, Nadal (foto) caiu no grupo, teoricamente, mais fácil e terá como rivais - Ferrer, Berdych e Wawrinka

O Grupo A terá a presença do espanhol Rafael Nadal, número 1 do mundo, junto com o compatriota David Ferrer, o tcheco Tomas Berdych e o suíço Stanislas Wawrinka. Já a Chave B colocará frente a frente o sérvio Novak Djokovic, vice-líder do ranking, o suíço Roger Federer, o argentino Juan Martin Del Potro e o francês Richard Gasquet.

Os dois melhores de cada grupo se classificam para as semifinais a serem disputadas no sábado que vem. O primeiro da Chave A encara o segundo do Grupo B e vice-versa. O atual campeão é o sérvio Novak Djokovic, que, em 2012, derrotou Federer na final.

Nadal, o grande destaque de 2013, busca seu primeiro troféu no último torneio da temporada. O seu melhor resultado foi o vice-campeonato de 2010 (derrota para Federer). Por sua vez, o suíço é hexacampeão do evento (2003, 2004, 2006, 2007, 2010 e 2011), enquanto que Djokovic venceu por duas vezes (2008 e 2012).

Veja o que cada um dos oito classificados ao ATP Finals fizeram ao longo do ano:

RAFAEL NADAL (ESP)

- Campeão de 10 torneios (Brasil Open, Acapulco, Indian Wells, Barcelona, Madri, Roma, Roland Garros, Montreal, Cincinnati e US Open), subiu da quinta para a primeira posição do ranking da ATP. 

NOVAK DJOKOVIC (SRB)

- Campeão de cinco torneios (Australian Open, Dubai, Monte Carlo, Pequim e Xangai). Ainda pode terminar o ano na liderança do ranking.

DAVID FERRER (ESP)

- Campeão de dois torneios (Auckland e Buenos Aires) e vice de Acapulco, Miami, Oeiras, Roland Garros, Estocolmo e Valência. Em 2013, assumiu a terceira posição do ranking (melhor classificação da carreira) e fez primeira final de Grand Slam.

Del Potro e Federer caíram na mesma chave do sérvio Novak Djokovic em Londres

JUAN MARTIN DEL POTRO (ARG)

- Campeão quatro torneios (Roterdã, Washington, Tóquio e Basileia) e vice de dois Masters 1000 (Indian Wells e Xangai). Recentemente derrotou Nadal em sets diretos (Xangai) e Federer na terra natal do suíço (Basileia).

TOMAS BERDYCH (CZE)

- Curiosamente não tem nenhum título em 2013, porém acumula três finais (Bangkok, Dubai e Marselha) e joga o ATP Finals pela quarta vez seguida. 

ROGER FEDERER (SUI)

- Mesmo com a pior campanha em mais de 10 anos – com apenas um título -, o suíço conseguiu a classificação graças às campanhas na Basileia (final) e Paris (semifinal).

STANISLAS WAWRINKA (SUI)

- Fará sua primeira participação no ATP Finals graças à regularidade ao longo da temporada. Tem um título (Oeiras), três vices (Hertogenbosch, Madri e Buenos Aires), além da semifinal no US Open.

RICHARD GASQUET (FRA)

- Campeão de três torneios (Moscou, Montpellier e Doha) e volta ao ATP Finals depois de seis anos. Encaminhou sua classificação a partir da semifinal alançada no US Open.

Da redação

Publicado em 2 de Novembro de 2013 às 14:03


Notícias ATP Finals grupos definição Roger Federer Novak Djokovic Rafael Nadal final títulos vice